Fórum Municipal discute relação entre meio ambiente e promoção da saúde


Evento compartilhou experiências de participação social e educação popular

6ª edição do Fórum Municipal de Promoção da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) e do Grupo Condutor de Promoção da Saúde, promoveu, nesta terça-feira (24), a 6ª edição do Fórum Municipal de Promoção da Saúde. Com destaque para a interface existente entre Saúde e  Meio Ambiente, o evento foi destinado a compartilhar experiências de participação social e educação popular voltadas à promoção da saúde nos oito Distritos Sanitários de Maceió.

A gerente de Promoção da Saúde do Município, Adriana Paffer, enfatizou que o objetivo do Fórum é promover a intersetorialidade e o diálogo entre diversos saberes, valorizando a integração ensino-serviço-comunidade.

“O fórum é um local privilegiado para a reflexão sobre a necessidade da preservação do Planeta por meio do desenvolvimento de pessoas capazes de introduzir- em seu estilo de vida- hábitos saudáveis e ambientes que promovam mais saúde para nossa geração e para as próximas”, ressaltou.

Na programação do evento, que foi direcionado a profissionais da saúde a à população em geral, estiveram inclusos a mesa redonda intitulada ‘O desenvolvimento sustentável como promotor de saúde’; a Mostra de ações de promoção à saúde – desenvolvidas por profissionais do Município, ONGs da cidade e população em geral – além da feira agroecológica Aldeia Verde.

A coordenadora geral da Atenção Primária da SMS, Ednalva Araújo, pontuou a importância da Promoção da Saúde para garantir maior bem-estar às pessoas. Ela destacou que a promoção da saúde é extremamente importante para a Atenção Primária do Município, porque impacta diretamente na qualidade de vida da população.

“Colocar como tema de destaque deste ano o meio ambiente foi uma escolha muito assertiva, pois a natureza é a nossa casa e vem clamando por cuidados, que precisam ser levados a sério, pois só há como se ter saúde se o ambiente no qual estamos inseridos estiver bem cuidado”, informou.

Representante do projeto Mãe Natureza e participante da mesa redonda, José Cícero dos Santos, contou sobre seu trabalho educativo com moradores do Vergel do Lago e em escolas da região.

“Hoje estou aqui para falar sobre o amor que eu tenho pela proteção do meio ambiente e do meu sonho em ver cada vez mais pessoas sentindo esse amor e compreendendo a importância da natureza para a vida de todos nós. Por meio do projeto, nós realizamos ações de cuidados com o meio ambiente e palestras educativas nas escolas locais. Temos muitas ideias e todas elas são voltadas a esse cuidado ambiental”, destacou.

O Fórum contou, ainda, com a participação ativa de todos os presentes, que trocaram experiências e discutiram sobre os assuntos abordados nos debates. Ao final, participantes assistiram a apresentação musical do grupo  Batuque D’Elas.

Fonte: Ascom SMS
Anterior Programa JA startup oferece mais de mil vagas para jovens maceioenses
Próximo Saúde da Gente leva atendimentos para animais do Conjunto José Tenório

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *