Estado lança programa de recomposição da aprendizagem e promove aulão preparatório ao Enem

Governador Paulo Dantas participou da abertura do evento e ressaltou a importância da iniciativa para recuperar o tempo perdido durante a pandemia

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, neste sábado (11), um dos programas de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Trata-se do “Foca no Enem”, voltado a alunos do 3º ano do Ensino Médio que vão fazer o Exame Nacional este ano. O governador Paulo Dantas participou da abertura do aulão, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e contou com a participação de cerca de 600 alunos da rede pública estadual de ensino.

Na ocasião, o governador fez a entrega simbólica dos kits de livros que serão utilizados pelos estudantes que vão encarar o Exame Nacional e destacou a alegria de participar de um evento como um aulão inaugural do Foca no Enem.

“É uma satisfação grande participar do lançamento do Foca no Enem, que vai atender cerca de 40 mil estudantes de escolas públicas que estão se preparando para entrar na universidade através do Exame, que é hoje o maior caminho de acesso ao ensino superior público. A Educação de Alagoas é uma das que mais crescem no país e que tem investido massivamente em infraestrutura e valorização dos servidores e dos alunos. Todo esse pacote de investimentos tem elevado a qualidade do ensino e, sem dúvida nenhuma, também tem contribuído para o desenvolvimento econômico, social e humano”, destacou Paulo Dantas.

O governador ressaltou ainda sobre a manutenção dos professores monitores contratados pelo estado, de forma que eles possam contribuir para recuperar as perdas educacionais durante a pandemia.

Governador Paulo Dantas participa da abertura do aulao preparatório para o Enem promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

“Alagoas está preparada para levar uma Educação de qualidade para os nossos alunos e foi por isso que fizemos o concurso público e mantivemos os professores monitores contratados. Eles que se superaram durante a pandemia e, agora, junto com os concursados, vão aumentar a carga horária para os alunos e intensificar o ensino, para que eles recuperem o tempo perdido”, pontuou.

A secretária da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância do aulão para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. “Hoje nós estamos lançando um dos programas de recomposição da aprendizagem, que é o Foca no Enem. Esse programa é muito importante, porque depois de dois anos de pandemia, esses alunos, que hoje estão no terceiro ano, foram os mais prejudicados na questão da aprendizagem”, disse a secretária.

Ela destaca que a Secretaria da Educação adquiriu, pela primeira vez, kits para colaborar com a aprendizagem dos 40 mil estudantes  que estão cursando o 3º ano na rede pública estadual. O material de apoio é composto por onze livros de diversas disciplinas, cadernos de aprendizagem e orientativos.

“Além desses kits, os alunos vão ter disponíveis, em cada unidade escolar, uma equipe multidisciplinar, formada por sete profissionais, que vai promover aulões, simulados, tirar dúvidas e fazer momentos individuais até o dia do Enem”, completou a secretária Roseane.

No primeiro aulão dentro do Programa Foca no Enem, participaram estudantes de 19 unidades públicas que integram a 1ª e 13ª Gerências Regionais de Ensino, que abrangem a capital e os municípios de Paripueira e Marechal Deodoro.

Outros aulões preparatórios para o Enem também vão acontecer nos municípios do interior, sempre com muita animação e descontração para, assim, levar cada vez mais conhecimento para os estudantes.

Estímulo para aprender

O aluno da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, José Cleiton, de 16 anos, participou desta primeira edição do aulão e destacou a importância de eventos como esse para estimular o aprendizado. Ele conta que se sentiu bastante prejudicado durante a pandemia e que, agora, é o momento de recuperar o conteúdo que se perdeu durante as aulas on-line.

Sonhando em cursar Medicina, ele estava bastante empolgado com o aulão.

“Esse aulão é algo muito importante para quem quer ter uma chance maior de passar no Enem, fazer uma faculdade e crescer na vida. Eu hoje me sinto mais acolhido e com uma vontade maior de aprender, mas durante a pandemia, fiquei muito desestimulado. É hora de recuperar o tempo perdido”, afirmou o estudante.

Anterior Desenvolvimento Sustentável realiza plantio de mil mudas em manguezal no Pontal da Barra
Próximo Mudança no Rol de Procedimentos da ANS e Câmara de Conciliação em Saúde, são temas de Reunião Remota, Adeílson Bezerra participou

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *