Conhecendo a Dengue


Em períodos chuvosos, devemos nos atentar para as medidas preventivas da Dengue. Uma doença febril grave causada por um arbovírus. Esses Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.

Existem quatro tipos de vírus (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Os principais sintomas sugestivos da dengue são febre alta, dores musculares e nas articulações, vômitos, dor ao movimentar os olhos, fraqueza, prostração, manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça. A dengue pode se apresentar nas formas assintomática, ou seja, sem sintomas, leve ou grave, podendo levar à morte. Como são sintomas comuns a outras patologias, procure atendimento médico imediato para uma investigação completa e tratamento especializado.

Abraços e até a próxima!

Anterior Lideranças culturais são orientadas para realização das inscrições nos editais da Prefeitura
Próximo A luta pela renovação, ao Norte de Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *