Seminário de Governança reúne gestores municipais no Tribunal de Contas de Alagoas


Evento objetiva aprimorar a governança nos 102 municípios alagoanos

O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na 10ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, realizada nesta segunda-feira (17), no auditório do Tribunal de Contas de Estado de Alagoas (TCE), no Farol. A solenidade de abertura contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, que também é embaixador da Rede Governança Brasil (RGB).

O seminário tem como objetivo aprimorar a governança nos 102 municípios alagoanos, tendo como base os mecanismos de liderança, estratégia e controle. Prefeitos, secretários municipais, gestores, contadores públicos, estudantes de Ciências Contábeis e cidadãos interessados no tema estão sendo capacitados gratuitamente.

Em sua fala, o ministro Augusto Nardes citou a transformação positiva na governança que Alagoas teve nesses últimos anos. “Isso é decorrente de todo um processo de conscientização que aconteceu. Muitas vezes, o povo erra e escolhe pessoas que não estão preparadas para administrar. Encontrar um governador como Paulo Dantas, que tem capacidade, não é sempre que se encontra”, destacou o ministro, que na palestra “Governança Pública Municipal – Transformando sua Administração” falou dos novos tempos em que se contextualiza a governança.

“Hoje, o tempo da governança digital é uma realidade; a questão da governança de transversalidade é fundamental e, para isso, é preciso trabalhar com indicadores para poder avaliar. Chega de achismos; a gente tem que provar com indicadores. E tem uma nova lei que estabelece a governança como um todo, da responsabilidade do prefeito com os dados do município. Ele tem que cuidar desses dados com muito apreço. Eu fico muito feliz de tá aqui contigo, Otávio [Otávio Lessa – vice-presidente do TCE/AL], que hoje representa o presidente Fernando Toledo, porque nós iniciamos juntos esse processo e você foi um dos presidentes de tribunais que acreditou no oso trabalho”, destacou.

Já Ronaldo Lessa ressaltou a importância do compromisso dos gestores. “O governador Paulo Dantas confia nesta casa (Tribunal), mas, sobretudo, em cada um de vocês, gestores, que lutam e querem um Estado melhor. Para os municípios avançarem, faz-se necessária uma visão mais ampla e mais responsável. Visão essa que está sendo hoje ofertada pelo ministro Nardes. Seguir esse caminho pode dar grandes resultados para o país e para Alagoas”, afirmou.

O vice-governador lembrou que o gestor deve ver o Tribunal de Contas como um parceiro importante no processo de modernidade da governança. “Os gestores devem entender que o TC é um instrumento que ajuda, que contribui com os prefeitos. Como é que a gente pode melhorar o Estado, dar a transparência que a sociedade precisa para garantir uma administração mais avançada? São vocês que fazem a governança, mas, sobretudo, o líder do município. Ele tem que está imbuído desse papel. O Tribunal já discute essa temática há anos. A gente não pode dizer que esse Tribunal é atrasado. O Tribunal trabalha para orientar”, esclareceu.

O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Rede Governança Brasil (RGB), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Escola de Contas Públicas e o TCE/AL. Em Alagoas, a décima edição conta com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Anterior Capital alagoana está entre os destinos mais procurados de 2023 na Decolar
Próximo Biblioteca Pública Graciliano Ramos promove nova edição do projeto Li & Recomendo - Escritores Alagoanos

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *