Secretários municipais de Saúde participam via live de 1ª Assembleia Extraordinária do Cosems


Secretários municipais e técnicos de Saúde participaram nessa segunda-feira (13) da 1ª Assembleia Extraordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) de 2020. O evento foi realizado por meio da Live Streaming com o objetivo de evitar aglomerações diante da pandemia do coronavírus, conforme recomendação da OMS. A participação foi por meio de chat da live e whatsapp.

O presidente da entidade Rodrigo Buarque traçou o cenário do Covid-19 em Alagoas, informou que está sendo montado o hospital de Campanha próximo ao HGE e detalhou o trabalho que a equipe técnica do Cosems vem realizando no sentido de orientar os gestores municipais de Saúde com documentos dos órgãos estadual e federal sobre o assunto, dentre outras informações que são repassadas diariamente.
Na ocasião, foi eleita por votação unânime dos gestores de Saúde – por vacância do cargo de vice-presidente – a secretária de Dois Riachos Edijária Camilo. Ela agradeceu a votação dos pares à indicação do seu nome e afirmou que o momento de crise da pandemia é também de melhoria de organização dos serviços. Neste período, ela afirmou que ficou visível a importância da Atenção Primária e como a Educação Permanente se faz presente.
“Que possamos nos organizar melhor para termos EPIs adequados e suficientes e que os profissionais de Saúde também façam uso deles. A pandemia vai passar e tenho certeza que podemos sair mais fortalecidos”, destacou Edijária, ao tempo em que se colocou à disposição dos gestores e Cosems no sentido de dar o seu melhor em defesa do SUS.
Foram votados ainda os nomes da secretária de Marechal Deodoro Tânia de Queirós para a 1ª Região de Saúde; o secretário de Jequiá da Praia Gutemberg Breda para a 6ª RS; a gestora de Jaramataia Tereza Rocha para a 7ª e o secretário de Olho D Água das Flores para a 9ª RS. O secretário de Monteiropolis Josivaldo Nascimento foi eleito conselheiro fiscal
A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, expôs o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Trabalho e Sala de Situação no que concerne à estruturação dos municípios para o enfrentamento do coronavírus no Estado. Segundo ela, já foram estabelecidas as portas de entrada e a hierarquização da assistência que começa na Atenção Básica. De acordo com ela todos os municípios conhecem os protocolos do MS e neste momento os 102 precisam trabalhar a AB vinculada à Vigilância em Saúde.
Quanto aos leitos, ela disse que foram disponibilizados e que terá protocolo de Regulação específico para o Covid-19. “Estamos trabalhando em parceria com técnicos da Sesau e outras instituições, subsidiando, colaborando e fazendo o que podemos com nosso corpo técnico para dar celeridade a estas discussões”, reforçou Sylvana.
A apoiadora técnica do Cosems Camila Valença apresentou a ação estratégica Brasil Conte Comigo / Atenção Primária à Saúde, difundiu os sites do MS e do Conasems para os secretários; pontuou as estratégias adotadas pelo Cosems e assessoria dada aos municípios no enfrentamento do Covid-19; e o Programa Mais Médicos.
O presidente da entidade Rodrigo aproveitou a oportunidade para ressaltar que pelo edital 8 do MS há um novo chamamento de municípios elegíveis para renovar a adesão e confirmar vagas do PMM, destinado à incorporação dos médicos cubanos que ficaram no Brasil após o término da cooperação entre o Brasil, Opas e Cuba.
Rodrigo anunciou ainda que a live desta segunda-feira terá desdobramento na quarta-feira (15), momento em que o corpo técnico do Cosems fará apresentações sobre outras temáticas e convidou os secretários de Saúde que mobilizem seus corpos técnicos para participar, tirar dúvidas e enriquecer o debate.

Anterior Vice-prefeito Rato, diz que "trabalho de Fernanda Cavalcante é de grande referência social"
Próximo Queda de receita em Jundiá preocupa o prefeito Segundo

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *