Desafios da educação pública são debatidos em Maceió


Secretaria-adjunta de Educação da capital e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação/AL participa do evento

Evento conta com a participação de representantes da Semed. 
A secretária-adjunta de Educação de Maceió, Noêmia Barroso, participou nesta terça-feira (20), de mesas-redondas e palestras no 13º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidade da qual é presidente em Alagoas. A iniciativa discute os desafios da educação pública.

O evento está sendo realizado até o dia 21 de junho, no Centro de Convenções, e marca os 30 anos da associação no estado, que tem como objetivos articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Noêmia contou um pouco de sua trajetória na associação e destacou o seu papel enquanto representante dos 102 secretários municipais de educação, frisando que a Undime é forte em razão da união de todos os seus integrantes.

“Há muitos anos já fui secretária e participei de reuniões e fóruns, também como presidente da Undime. Esse período foi um momento difícil, mas o que facilitou muito foi viver esse papel importante, buscando as redes institucionais, as parcerias, o diálogo com as secretarias, de ir até as pastas e falar que estava lá para representar os 102 secretários municipais. Porque não é só a Noêmia presidente, é todo um setor participante. Então, nós temos sempre que conceber essa ideia de que a Undime é forte, mas só é forte apenas com a participação de vocês”, disse a secretária.

Programação

A primeira palestra, “O papel do dirigente municipal de educação no acompanhamento pedagógico para a educação pública: a garantia do direito de aprendizagem”, teve a participação de um representante da Semed de Sobral, Ceará, e a mediação de Noêmia Barroso.

A segunda mesa, intitulada “O papel da Undime como protagonista de políticas educacionais inclusivas, qualitativas e de qualidade social”, também contou com a participação de Noêmia; da presidente da Academia Alagoana de Educação (ACALE/AL), Ana Deyze Rezende; e do dirigente municipal de Jucás (CE), José Marques Aurélio, com a mediação de Djalma Barros.

Nesta mesa, foram abordados assuntos como a história da Undime, os desafios da educação pública, as conquistas da associação, as contribuições da Undime na educação, entre outros. Houve ainda, o lançamento do livro “Educação no século XXI”, com a participação da consultora técnica da Undime, Rita Ipólito.

Uma das servidoras da Semed e coordenadora-geral do setor de Educação Infantil, Patrícia Siqueira, estava presente no evento e frisou a relevância da participação da Semed. “É um privilégio a gente participar desse evento, que traz temáticas bastante relevantes do cenário da educação. São temáticas atuais que vêm como pontos de reflexão, provocam os dirigentes, assim como os técnicos e todos os profissionais da rede. Isso ajuda a fomentar novos debates, a pensar e repensar as políticas públicas, estratégias e ações para que a gente possa melhorar a qualidade da nossa educação”.

A abertura do evento ocorreu na segunda-feira(19) com uma visita aos estandes, um talk show intitulado “Arte e educação: estratégias para engajamento em sala de aula e aprendizagem efetiva”, com o dançarino e coreógrafo, Carlinhos de Jesus, e apresentação de forró e quadrilha.

Fonte: Ascom Semed

Anterior São João 2023: Campanha Maceió Sem Preconceito promove ação de combate à LGBTfobia no Jaraguá
Próximo Turistas terão Centro de Atendimento no Polo Jaraguá do São João de Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *