Sancionada lei que cria o Dia Nacional de Raízes Africanas e Nações do Candomblé


Data será comemorada anualmente no dia 21 de março (Foto: Getty Images)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Sila, sancionou a Lei 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.

O autor da lei, deputado Vicentinho (PT-SP), explica que hoje, o Candomblé é uma religião que cresceu em todo o Brasil. Somente na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados pela Federação Baiana de Cultos Afrobrasileiros. Segundo pesquisas recentes, cerca de 3 milhões de brasileiros, ou 1,5% da população total, declararam o Candomblé como sua religião.

“O Candomblé é uma religião monoteísta, na qual existe um único Deus criador do universo e deuses menores que regem a natureza e a vida dos homens. Estes últimos são os Orixás, divindades supremas que possuem personalidade e habilidades distintas, bem como preferências ritualísticas como cores, dias, danças, instrumentos, comidas e saudações”, afirma Vicentinho.

Anterior Henrique Vilela participou das festividades de São Gonçalo
Próximo Educação encerra ciclo formativo com palestra sobre secretaria escolar Capacitações envolveram todas as regiões administrativas de Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *