Turismo, Esporte e Lazer alinha ações para edição do Praia Acessível no dia 3 de dezembro


Reunião ocorreu nesta sexta-feira (18) e contou com a presença de instituições parceiras do projeto

Último Praia Acessível de 2022 está prevista para acontecer no dia 03 de dezembro, um sábado, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência. 

Para discutir e deliberar ações voltadas à pessoa com deficiência, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Francelino Amaro da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (18), com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e de instituições que apoiam o projeto inclusivo Praia Acessível.

A reunião, que ocorreu pela manhã na sede da secretaria, no Centro de Maceió, teve como objetivo principal alinhar demandas de logística do projeto, como montagem de estrutura, disponibilização de lanches, cadeiras, som, além de tendas, entre outros quesitos. Tudo para a realização de mais uma edição do projeto, marcado para acontecer no dia 3 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“Na pauta, também discutimos a possibilidade de incluir na programação algumas atividades culturais extras, que poderão ser elaboradas pelas instituições parceiras, além de garantir o que já realizamos mensalmente. Em nome de todos os colaboradores, convidamos toda a sociedade que participe, se engaje e compareça no último Praia Acessível de 2022”, frisou o coordenador do projeto, coordenado pela Semtel, João de Barros.

A representante da Associação Pestalozzi de Maceió, Ana Cláudia Tirbutino, chegou cedo para a reunião e mostrou-se animada durante o debate com relação às ideias para fomentar ainda mais a iniciativa, sempre valorizando o direito de garantir prática esportiva e inclusão social à pessoa com deficiência e à programação do dia 3 de dezembro.

“A pessoa com deficiência precisa ser valorizada e o Praia Acessível proporciona essa chance. Assim, essa reunião foi de grande importância e estou saindo daqui muito feliz com o resultado das propsotas apresentadas e debatidas com todos. Quero agradecer ao secretário e sua equipe por terem sido tão atenciosos e profissionais com a gente”, comentou.

“Ações de cunho esportivo, cultural e de lazer são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pessoas com deficiência terem também assegurado seus direitos. A Semtel está à disposição para contribuir nesse sentido e promover inclusão”, reforçou Francelino.

O Projeto Praia Acessível

O Projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), é realizado mensalmente em parceria com entidades e ongs que atendem a este público. As atividades do projeto ocorrem mensalmente, na Praça Gerônimo Cirqueira, na orla da Praia de Pajuçara (em frente ao restaurante Dragão).

A iniciativa proporciona às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida atividades esportivas adaptativas, como música, dança, além do banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias, que facilitam o deslocamento na areia do mar e tem capacidade de fazer flutuar na água.

Algumas instituições parceiras do projeto são a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), Associação de Surdos de Maceió (ASAL), Família Alagoana Down (Famdown) e Associação Pestalozzi de Maceió.

Fonte: Ascom Semtel

Anterior Fernanda Cavalcanti investe mais na Saúde em São Luís do Quitunde
Próximo Moradores do Reginaldo têm vidas transformadas graças à evolução das obras do Renasce Salgadinho

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *