Secretaria de Educação divulga resultado do programa Daqui pro Mundo


Cinquenta estudantes da rede estadual participarão de intercâmbio na Inglaterra com tudo pago

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o resultado dos 50 estudantes de ensino médio da rede estadual que participarão de intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra por meio do programa Daqui pro Mundo.  A lista com os selecionados pode ser conferida no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br).

 

Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o Daqui pro Mundo visa fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação na vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues.

 

No último dia 4 foi aplicado o teste de proficiência em inglês para os estudantes que concorriam a uma das 50 vagas do programa, abrindo a segunda etapa da seleção para o ‘Daqui pra o Mundo’, programa do Governo de Alagoas que vai proporcionar a oportunidade de um intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra.

 

Critérios

 

Dentre os requisitos necessários para participar do programa estão: possuir no mínimo 16 anos de idade na data da viagem; ter obtido, ao longo do ano letivo anterior ao do início do programa, frequência mínima de 80% nas aulas regulares; não ter sido reprovado nos últimos três anos cursados na rede pública; ter alcançado a média mínima de 80 pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa no ano anterior à viagem; possuir anuência do seu representante legal; e ter sido aprovado em processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, dentro do número de vagas disponibilizadas.

O processo de seleção está a cargo de uma comissão instituída pela Seduc. Além disso, a escola de idiomas Pearson ficará responsável por toda a logística do intercâmbio, bem como pela formação em língua inglesa, ministrando um curso intensivo de 350h/ano, e com direito à certificação internacional.

 

Secretária executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino destaca o alcance da iniciativa. “O programa Daqui pro Mundo vai proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade não apenas de dominar a língua inglesa, que é um idioma universal, mas também de vivenciar uma experiência única, adquirindo ainda mais conhecimento para o mercado de trabalho e para a vida”, atesta a secretária.

 

Expectativa

 

Os estudantes selecionados para o intercâmbio estão exultantes e já contam os dias para a viagem, que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.

 

“Conheci o programa graças à coordenação e direção da minha escola e minhas expectativas para a viagem são as melhores possíveis, pois sei que aprenderei mais sobre a cultura e o idioma inglês, além da experiência de visitar um outro continente e conhecer novas pessoas”, afirma Thafnnes Ramos, da Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, de Maceió.

 

Também de Maceió, o estudante Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, tem sensação similar. “Já estou ansioso para a viagem. Sei que lá terei a oportunidade de aprender mais e praticar a língua inglesa, a qual é de grande importância para todos em qualquer área”, diz Amon, que aponta seus pais como grandes incentivadores do seu aprofundamento no estudo do inglês.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Futuros oficiais recebem formação do Proerd para combate as drogas
Próximo Governo de Alagoas realiza ação de marketing com influenciadores europeus

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *