Representante do Ministério da Cultura participa de XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas


Evento busca capacitar os bibliotecários dos municípios alagoanos

O auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió, recebeu nesta quinta-feira (26) o XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas. O evento discute a capacitação e as políticas públicas voltadas para a promoção da leitura e o acesso à informação para a sociedade.

 

O encontro, organizado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, reune líderes, profissionais da área técnica e gestores das principais bibliotecas dos municípios para um intercâmbio de conhecimentos e estratégias buscando ampliar e fortalecer o funcionamento do equipamento cultural.

 

“Através da promoção da leitura e do acesso à informação, estamos fortalecendo a base do conhecimento e incentivando o desenvolvimento criativo. As bibliotecas desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais informada e engajada. Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer essas instituições e esperamos que este encontro seja um catalisador para novas ideias e colaborações em prol da cultura e da economia criativa em Alagoas”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Bibliotecas Públicas do Estado e supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, ressaltou que esses encontros fortalecem as atividades dos equipamentos culturais no estado. “A leitura é um universo gigantesco que proporciona uma potencialização no desenvolvimento social. Estimulando o fortalecimento das bibliotecas e incentivando a leitura na comunidade alagoana, vamos ter como consequência uma transformação social e econômica na nossa sociedade”, comentou.

A abertura do evento contou com a apresentação da dupla “Cia Literando – contação de histórias”, que encantou a plateia com uma emocionante canção literária. Em seguida, a composição da mesa de honra foi ocupada por Mira Dantas; Perolina Lyra, superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secult; Marina Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (MinC), e Yuri Rizzi, coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal.

 

Maria Bethânia, coordenadora da Biblioteca Municipal Dr. Jorge de Lima, em União dos Palmares, expressou a sensação de estar participando do evento. “Este  é um evento de grande relevância para nós coordenadores de bibliotecas, pois ele valoriza cada vez mais as ações no nosso município.  Em União dos Palmares, a biblioteca é um centro de atenção para a comunidade palmarina e isso é muito gratificante”, pontuou.

Marina Rabelo,  coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (MinC), realizou uma palestra sobre “Rumo das políticas para as Bibliotecas Públicas no Brasil”, e enfatizou a participação dos gestores municipais de bibliotecas. “É uma sensação boa ver os representantes das bibliotecas aqui. Para nós do Ministério da Cultura, é muito importante saber o que está sendo feito, conhecer as dificuldades, os desafios e como a gente pode através dessa interlocução, melhorar a gestão desses equipamentos públicos”, frisou.

O evento continua nesta sexta-feira, 27, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, com mais rodas de conversas e muita troca de conhecimento entre o público presente.

 

2º DIA – 27/10/2023

 

Horário: 13h às 16h30

Oficina de contação de história

Oficina de elaboração de projetos Culturais

 

Oficina de uso do software de automação de bibliotecas (BIBLIVRE)

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Hospital Metropolitano realiza primeira colangiopancreatografia endoscópica pelo SUS
Próximo Adilson Lima faz a diferença com os "Aulões Avança Porto Calvo", e mostra que vai fazer a diferença em Porto Calvo

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *