Rede estadual tem 53 projetos aprovados no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior


Selecionados terão até sexta-feira (9) para enviar documentação à Fapeal

A rede estadual de ensino teve 53 projetos aprovados no edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). A lista com os projetos finalistas foi divulgada na última sexta-feira (2) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e os selecionados terão até a próxima sexta (9), para entregar a documentação exigida no edital.

“Ficamos muito felizes com o quantitativo de projetos de nossas escolas selecionados no PIBIC Jr. Na rede estadual, temos diversas ações de fomento à iniciação científica e o protagonismo juvenil, a exemplo do Encontro Estudantil e do Programa Professor Mentor. As ações selecionadas para o PIBIC fortalecem ainda mais esse engajamento”, comemora o superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa.

Foram selecionados projetos em áreas como ciências humanas e da natureza, linguagens e astronomia. Um deles é fruto do Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCIA) desenvolvido pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa. Coordenador do projeto e do observatório, Adriano Aubert celebra a conquista.

“Ter sido selecionado em quarto lugar na Trilha de Iniciação à Ciência e à Tecnologia, e com nota máxima, foi, para nós, motivo de muita alegria. Isso atesta a qualidade de nossa proposta. No IniCIA, vamos desenvolver 10 pesquisas, e trabalhar com alunos bolsistas será de grande importância para a motivação e estímulo dos mesmos”, frisa Adriano.

Quem também é só alegria com o resultado do edital é a comunidade da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Conjunto Eustáquio Gomes, que teve três projetos selecionados: “Efeitos na Educação para Hábitos Sustentáveis na Redução da Produção de Lixo”; “Análise Microbiológica e Aproveitamento Integral da Merenda”; e “Construção de Aplicativo e um Jogo com Conceitos Básicos de Genética”.

A diretora da instituição, Daniela Raposo, por sua vez, destaca a importância de fomentar a pesquisa nas escolas da rede pública. “O programa foi sumariamente assertivo ao destinar investimentos para a iniciação científica dos estudantes do ensino médio, pois oportuniza aos mesmos a chance de trabalhar habilidades como a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico. Iniciativas assim melhoram o rendimento escolar e tornam nossos estudantes mais competitivos no acesso ao ensino superior”, avalia a gestora, parabenizando professores e estudantes pelas conquistas.

Projetos selecionados – Confira, abaixo, os projetos da rede estadual selecionados no edital do PIBIC Jr:

1. “A escola em movimento: as feiras camponesas de reforma agrária como elementos agregadores da comunidade escolar” – E. E. Maria Ivone Santos de Oliveira – Maceió;

2. “Rios invisíveis: análise ambiental do Riacho do Silva, Maceió”- E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Maceió;

3. “Investigações acerca do ensino aprendizagem de língua inglesa na Escola Estadual Joaquim Diegues”- E. E. Joaquim Diegues – Viçosa;

4. “Iniciação científica em astronomia – IniCiA 2023” – Observatório Astronômico Genival Leite Lima do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (OAGLL/Cecite) – Maceió;

5. “O papel da iniciação científica na escola de ensino médio integral na área de ciências da natureza e suas tecnologias”- E. E. Professora Izaura Antônia de Lisboa – Arapiraca;

6. “Desvendando o céu da lagoa” – E. E. Dr. Rodriguez de Melo – Maceió;

7. “Horta agroecológica, educação ambiental e melhoria da merenda escolar” – E. E. Floriano Peixoto – Atalaia;

8. “Criação de impressões em 3D para soluções em espaço maker e laboratório de ciências”- E. E. Moreira e Silva – Maceió;

9. “Plástico no rio São Francisco: polímero no alto mar à deriva, onde começa a solução”? – E. E. Prof. Ernani Mero – Penedo;

10. “Santuário digital de animais em extinção da Caatinga: a utilização das tecnologias para a conscientização sobre a preservação de biomas locais através de recursos digitais”- E. E. N. Sr.ª da Conceição – Lagoa da Canoa;

11. “Aventura na escola: aprendizagem criativa com game design” – E. E. Romeu de Avelar – Maceió;

12. “Pontes entre o conhecimento ecológico local e o método científico experimental no ensino de ecologia” – E. E. Julieta Ramos Pereira – Paripueira;

13. “Horto medicinal” – E. E. Almeida Cavalcanti – Palmeira dos Índios;

14. “Ética animal, educação ambiental e educomunicação: enfrentando o abandono e os maus-tratos de animais na cidade de Maceió (AL)” – E. E. Princesa Isabel – Maceió;

15. “Análise microbiológica e aproveitamento integral de alimentos da merenda escolar”- E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça – Maceió;

16. “Saúde única na praça: avaliação da contaminação ambiental de praças públicas por agentes zoonóticos em Maceió, Alagoas”- E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Maceió;

17. “Educação para a sustentabilidade: efeitos da educação para hábitos sustentáveis na redução da produção de ‘lixo’ na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça”- E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça – Maceió;

18. “Ciência geográfica para a construção do protagonismo e cidadania jovem” – E. E. Saturnino de Souza – Matriz de Camaragibe;

19. “Saberes e sabores do município de Coruripe-AL: possibilidades de segurança e soberania alimentar” – E. E. Professor Lima Castro – Coruripe

20. “Introdução à computação quântica no ensino médio: para a alfabetização científica”- E. E. Marcos Antônio Cavalcanti Silva – Maceió;

21. “Genética na escola: construção de um aplicativo e um jogo sobre conceitos básicos em genética e atualizações para o cotidiano” – E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça – Maceió;

22. “Produção de extratos da chloroleucon dumosum (benth.) g. p. lewis e da nicotiana tabacum l. para a análise do efeito no controle de invertebrados presentes na água de Arapiraca” – E. E. Senador Rui Palmeira – Arapiraca;

23. “Crescer e aprender com a web: estratégia de enriquecimento de currículo” – E. E. Professor Theonilo Gama – Maceió;

24. “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de Alimentos” – E. E. José Correia da Silva Titara – Marechal Deodoro;

25. “Análise da qualidade de combustíveis comercializados em Arapiraca-AL” – E. E. Pe. Jefferson de Carvalho – Arapiraca;

26. “Predisposição para comportamento agressivo de estudantes de nível médio e sua relação com a saúde física, mental e qualidade de vida do idoso residente no mesmo domicílio” – E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Maceió;

27. “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”- E. E. Professora Benedita de Castro Lima – Maceió;

28. “Tratamento fotocatalítico das línguas sujas da orla laguna de Maceió” – E. E. Princesa Isabel – Maceió;

29. “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”- E. E. Senador Rui Palmeira – Arapiraca;

30. “Semear as sementes: aprendendo com a capoeira angola na escola” – E. E. Humberto Mendes – Palmeira dos Índios;

31. “Construindo narrativas visuais. O grande Xirê dos Orixás: um convite à ancestralidade afro-brasileira” – E. E. Francisco Domingues – Limoeiro de Anadia;

32. “Dança-teatro em Porto Calvo: uma pesquisa artístico-pedagógica a partir da cambinda alagoana” – E. E. N. Sr.ª da Apresentação – Porto Calvo;

33. “Para dar nome às bruxas: discutindo a subversão da autoria feminina nas artes” – E. E. Professor Ernani Mero – Penedo;

34. “Ao som do berimbau” – E. E. Almeida Cavalcanti – Palmeira dos Índios;

35. “Entre cenas: uma análise sobre as narrativas audiovisuais contemporâneas”- E. E. Humberto Mendes – Palmeira dos Índios;

36. “Hábitos e práticas de leituras em Major Izidoro: como, o quê e para quê leem as/os izidorenses”? – E. E. Constança de Góes Monteiro – Major Izidoro;

37. “Rota do Ijexá”- E. E. Professor Benedito Moraes – Maceió;

38.“O potencial emancipatório do rap na educação” – E. E. Almeida Cavalcanti – Palmeira dos Índios;

39. “Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de memórias” – E. E. Rocha Cavalcanti – União dos Palmares;

40. “Identidade, língua e memória cultural: um estudo sócio-histórico da toponímia da cidade Olho d’Água Grande/AL” – E. E. Anália Tenório – Olho d’Água Grande;

41. “Arte popular: horta e cultura”- E. E. Eunice de Lemos Campos – Maceió;

42. “A recepção da cultura greco-romana na contemporaneidade: diálogos a partir de textos literários, jogos e filme” – E. E. Costa Rego – Arapiraca;

43. “Coco alagoano vivo na escola” – E. E. Professor Theonilo Gama – Maceió;

44. “Projeto educultura: coco das Alagoas Escola”- E.E. Professor Margarez Maria Santos Lacet – Maceió;

45. “Minha palmeira tem mais cor: plantando sementes culturais”- E. E. Humberto Mendes – Palmeira dos Índios;

46. “Rumo à OBA”- E. E. Anália Tenório – Olho d’Água Grande;

47. “Ao infinito dos números e além da literatura” – E. E. N. Sr.ª da Conceição – Lagoa da Canoa;

48. “Álgebra e teoria dos números para as Olimpíadas de Matemática” – E. E. Maria Salete Gusmão de Araújo – Maceió;

49. “Matemática olímpica” – E. E. Moreira e Silva – Maceió;

50. “Olimpíadas como oportunidade de intervenção social” – E. E. Geraldo Melo dos Santos – Maceió;

51.“Olimpíadas científicas ao ALCANCE” – E. E. Maria de Lourdes Santos da Silva – Batalha;

52. “A astronomia como motivação para a aprendizagem na área de matemática e ciências” – E. E. Prof.ª Ana Maria Teodósio – Poço das Trincheiras;

53. “Batalhas geográficas: espaços de lutas rumo aos conhecimentos” – E. E. Professora Izaura Antônia de Lisboa – Arapiraca

Fonte: Agência Alagoas

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