Live da Seduc orienta sobre métodos de aprendizado para estudantes com deficiência visual


Encontro online foi realizado pela Supervisão da Educação Especial e trouxe discussões de como a escola precisa conhecer e entender a avaliação educacional de cada aluno

A escola tem como princípio que todos alunos consigam aprender todos conteúdos passados em sala de aula, independente de qualquer dificuldade ou diferença que possam ter. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas, promoveu uma live, por meio da Supervisão da Educação Especial, que visa criar estratégias e métodos para assegurar uma qualidade de educação para todos.

O encontro, realizado nessa terça-feira (21), contou com a participação de Jedalva Santos, Supervisora da Educação Especial, Gilmara Farias, tradutora e intérprete de libras e o professor Delberto de Souza Santana, bacharel em interpretação teatral, especialista em Arte Educação e Área da Deficiência Visual.

Segundo o professor Dalberto, o estímulo precoce é a base para que a escola possa desenvolver um aprendizado mais eficaz para o aluno. “A instituição é quem direciona o melhor caminho para que esse aluno consiga ser capaz de aprender os conteúdos com mais facilidade. Os pais também são muito importantes para o desenvolvimento do aluno. É através do uso dos sentidos remanescentes, como tato, audição, olfato e paladar, é que o adolescente pode aprender os conteúdos mais rápido e consequentemente, ajudar no seu dia a dia em casa”, explica.

TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS

O estabelecimento de ensino deve estar preparado para receber todos os alunos. Os professores são extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos e, quando em suas aulas, utilizarem materiais audiovisuais, devem sempre contar com materiais de suporte e professores treinados para desenvolvê-los ao máximo, contemplando sempre os alunos com deficiência visual.

Em Maceió, o Governo de Alagoas, por meio da Seduc, conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Visual Ciro Accioly. A instituição oferece oito serviços, dentre eles estão: aulas de escrita e leitura braille, reeducação visual (baixa visão), informática acessível, produção de livros e textos em braille, sala de recursos tipo II, musicoterapia braille e outros.

Fonte: Agência Alagoas

 

Anterior Projeto Minha Cidade Segura vai promover ações educativas no município de Campo Alegre
Próximo Sedetur Alagoas marca presença na 19ª edição do Fórum Panrotas em São Paulo Secretária Caroline Balbino participa de agenda estratégica em São Paulo para captação de turistas e negócios para o estado

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *