Setur-AL promove Workshop de Governança com Ministério Turismo para fomentar a regionalização do setor em Alagoas


Iniciativa busca fortalecer Instâncias de Governança em todas as regiões turísticas de Alagoas

Com foco nos gestores públicos, empresários e presidentes das instâncias de governança de Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), realizou nesta segunda-feira (10), o Workshop de Governança Regional. O evento, que contou com a participação de cerca de 50 gestores, teve como objetivo destacar a importância da gestão local no turismo e reforçar o trabalho das instâncias de governança no desenvolvimento do turismo em Alagoas.

A iniciativa que visa capacitar os gestores e fortalecer o trabalho com políticas públicas voltadas para o turismo foi viabilizada pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), por meio da Turismo 360 Consultoria, empresa especializada para conduzir o workshop. Diversos temas relacionados à governança regional foram abordados, incluindo o Programa de Regionalização do MTur, que engloba as instâncias de governança.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o Workshop de Governança Regional é um dos passos para fortalecer ainda mais o turismo em Alagoas. “Com a participação dos gestores públicos, empresários e representantes das instâncias de governança, podemos trabalhar de forma integrada e eficiente, promovendo um turismo sustentável, ordenado e de qualidade. O turismo é um dos segmentos fundamentais para a economia alagoana, e trabalhamos em diversas frentes para permitir que estes negócios possam se expandir e absorver o aumento da demanda, sem perder a qualidade no atendimento e sem trazer prejuízos ao meio ambiente “, destacou a secretária.

Regionalização do turismo alagoano é referência nacional, de acordo com o Ministério do Turismo

Ainda na programação do evento, a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, ministrou uma das palestras, destacando o papel do programa e como Alagoas se destaca positivamente nesse cenário. “Nossa agenda de atividades externas é bem apertada, mas saber da importância que Alagoas está dando para as Instâncias de Governança Regional foi um grande motivo para que déssemos prioridade para estar aqui hoje. Trocar experiências e conhecer um pouco mais desse trabalho dos gestores públicos e privados é um dos nossos principais objetivos”, ressaltou Ana Carla.

O Workshop de Governança Regional é mais uma ação da Setur-AL em parceria com o Ministério do Turismo para impulsionar o setor em Alagoas. Trabalhar com a ótica de políticas públicas é também uma das premissas do Programa Escola do Turismo, que busca a qualificação e capacitação dos profissionais do turismo em todo o estado.

ESCOLA DO TURISMO – Desenvolvido pela Setur, em parceria com instituições como o Senac e o Sindhal, o Programa Escola do Turismo tem como objetivo qualificar e capacitar os profissionais do setor, oferecendo cursos gratuitos nas mais diversas áreas do turismo. Ao todo, serão disponibilizadas 11 mil vagas em cursos que abrangem desde hotelaria e gastronomia até atendimento ao público e empreendedorismo. Para se inscrever nos cursos, é preciso ter mais de 18 anos e o ensino fundamental completo. As informações sobre o Programa Escola do Turismo podem ser acessadas no site setur.a

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Sesau orienta moradores sobre os cuidados para evitar a Leptospirose
Próximo Rede Acolhe será referência para o Espírito Santo no acolhimento a dependentes químicos

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *