Projeto abre crédito de R$ 2 mil para alunos da rede pública comprarem computadores


O Senado começa a analisar projeto de lei, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que dispõe sobre a concessão de linha de crédito, através do Tesouro Nacional e a juros zero, para aquisição de computadores para estudantes da rede pública de ensino básico, durante o estado de calamidade pública.

O acesso à linha de crédito observará as seguintes condições:

I – Valor limite por beneficiário: até R$ 2.000,00 (dois mil reais);

II – Prazos:

a) Reembolso: parcelamento em até 36 (trinta e seis) meses, com carência de 12 (doze) meses para pagar a primeira parcela;

b) Contratação: enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido por ato do Poder Executivo, limitado a 31 de dezembro de 2020;

III – Encargo financeiro: taxa de juros zero;

Pelo projeto, as instituições financeiras deverão priorizar o atendimento digital na contratação das operações e o acesso à linha de crédito deverá ser realizado pelo(s) pai(s) ou responsável legal do estudante da rede pública de ensino básico, exigida a comprovação de matrícula do estudante na rede pública de ensino básico.

De acordo com o senador, várias medidas emergenciais já foram adotadas para fazer frente aos efeitos da pandemia pelo país e que auxiliam os brasileiros nas mais diversas situações de adaptação ao novo contexto da pandemia. “No entanto, há vários setores da sociedade ainda desassistidos pelo Estado. Esse é o caso dos estudantes da rede pública de ensino. Salvo medidas muito pontuais e de alcance restrito, não vemos que a educação pública esteja sendo continuada de forma virtual, pois não há aulas pela internet para dar continuidade ao ensino público”, explica Confúcio Moura.

Anterior Fernanda Cavalcante entrega segundo lote de Kit Escolar em São Luís do Quitunde
Próximo Sérgio Lira quer todos unidos em defesa da Saúde Pública contra a pandemia que continua

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *