Parceria entre Ressocialização e Defensoria Pública de Alagoas garante qualificação de servidores


A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Gerência de Alternativas Penais de Alagoas (Geap) promoveram, na terça-feira (😎 e quarta-feira (9), em Arapiraca, capacitação com o tema Violência Doméstica. O evento contou com a parceria da Defensoria Pública de Alagoas.
A iniciativa da Seris teve o intuito de habilitar equipes psicossociais dos municípios de Batalha, Belo Monte, Major Izidoro, Jacaré dos Homens e Jaramataia, capacitando-as a realizar grupos reflexivos com indivíduos em cumprimento de penas alternativas.
Durante o encontro, a psicóloga Manuela Bezerra e a assistente social Alexsandra César, da Central de Alternativas Penais de Arapiraca (Ceapa), abordaram diversos tópicos relevantes para o trabalho das equipes como: Estratégias de comunicação não violenta; Técnicas para promover a empatia, compreensão e autorreflexão nos participantes; Abordagem de temas sensíveis relacionados à criminalidade, respeitando a diversidade de contextos; Como criar um ambiente seguro e acolhedor para os grupos reflexivos e orientações sobre a importância da confidencialidade e ética profissional.
O policial penal e gerente da Geap, Daniel Miranda, destacou a importância dessa capacitação como um passo significativo em direção à efetiva reinserção social das pessoas em cumprimento de alternativas penais. Ele ressaltou que a participação ativa das equipes psicossociais do interior do estado é crucial para o sucesso do programa, visto que esses profissionais estão mais próximos das realidades locais e podem melhor compreender as necessidades e desafios enfrentados pelos participante.
Para o defensor público Lucas Monteiro, a capacitação proporcionou não apenas um ambiente de aprendizado enriquecedor, mas também a troca de experiências entre os participantes. “Os profissionais expressaram entusiasmo e comprometimento em aplicar os conhecimentos adquiridos para promover transformações positivas na vida dos indivíduos em cumprimento de penas alternativas.
Anterior Ênio Cavalcante, "80% de aprovação não é para qualquer um"
Próximo Com 80% de aprovação em sua gestão Sérgio Lira está bem na fita

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *