Ferramentas desenvolvidas pela equipe de TI da Sefaz garantem agilidade e segurança dos dados


Programas contribuem para a melhoria do órgão e da população alagoana, com agilidade e segurança

A equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) vem desenvolvendo programas para melhorar o fluxo da pasta e, consequentemente, ajudar à população alagoana. Ao todo, são oferecidos 122 serviços que contam com o suporte da TI.

 

Os sistemas são desenvolvidos para atender, com agilidade e segurança dos dados, as áreas como arrecadação de tributos, parcelamento, controle de débitos, comunicação com o contribuinte, cadastro e declarações. Também são mantidos sistemas voltados ao controle das operações orçamentárias e financeiras, além do auxílio realizado a outros órgãos do estado de Alagoas.

“Estamos sempre buscando a possibilidade de melhoria e a continuidade do fornecimento de serviços por parte da TI para todos os usuários de serviços da Sefaz-AL. Desenvolvemos soluções tecnológicas alinhadas às necessidades de negócio da Sefaz-AL e a realidade de mercado, garantindo transparência e agilidade na entrega dos serviços fazendários em nosso estado”, afirmou o superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Tenório Malta.

Também foram criados sistemas em parceria com a iniciativa privada, como é o caso do Sistema do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (ePAT), e com o setor acadêmico, a exemplo do Cálculo Automático do Diferencial de Alíquota (Difal). Além disso, também estão em desenvolvimento dois grandes projetos que foram apresentados durante o Hackathon Encat – evento realizado em novembro do ano passado que apresentou soluções inovadoras das práticas fazendárias –, voltados para a melhoria do ambiente de negócios dos micro e pequenos empreendedores.

O Cálculo Automático foi um sistema criado pela Fazenda em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), entregue em 2018. “As evoluções são fruto de um trabalho em conjunto entre TI e área de negócio. Podemos destacar o sistema de Cobrança de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), onde coleta dados do sistema de cálculo, organiza os tributos e efetiva as cobranças para os contribuintes”, acrescentou o superintendente Malta.

A superintendência da TI é responsável também pela especificação e manutenção dos equipamentos de armazenagem e processamento de dados, além das questões relacionadas à segurança da informação, como diretivas legais do Marco Regulatório da Internet, da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD),

Fonte: Agência Alagoas

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