Musicais, teatros de fantoches, danças, apresentações culturais são promovidos às quartas e sextas-feiras, com o objetivo de estimular a criatividade e a aprendizagem na primeira infância. “O sapo não lava o pé, não lava porque não quer” foi uma das cantigas infantis ouvidas durante a atividade. Além disso, fábulas, contos de aventuras, de fadas, e fantasia, foram alguns dos gêneros literários abordados.
Segundo a diretora da creche, Lindoana Pimentel, a iniciativa é desenvolvida no cotidiano dos alunos e docentes. Cada professora é responsável por levar algum recurso pedagógico e realizar as apresentações, com a participação das crianças e dos funcionários.
“É muito dinâmico e produtivo. Semanalmente, muda o professor, o recurso, e essa semana a professora responsável convidou uma aluna de pedagogia do Cesmac. Ela veio nos prestigiar com uma contação maravilhosa e as crianças adoraram. É um momento muito rico, porque desenvolve o ato de ouvir, o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento crítico, além do incentivo à leitura”, disse.
O pequeno José Mário da Silva, 5 anos, contou que gostou muito da história do sapo: “É uma história muito boa, porque lembrei da música do chulé com o sapo. Gostei também das histórias do coelhinho e a do macaco, que a tia contou. Teve um monte de história boa, mas para essa do sapo eu dou nota 10”, revelou.
Para a estudante de pedagogia Cristiane Gavazza, 44 anos, que ajudou na apresentação, foi um momento de relembrar a infância e despertar nas crianças o gosto pela leitura.
“É um misto de histórias. Geralmente, os pequenos gostam mais de histórias com músicas e repetição, e os grandinhos gostam de aventuras. A contação de história é muito importante, porque estimula o incentivo à leitura e o contato com os livros”, enfatizou.
Fonte: Ascom Semed
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