Convívio Social orienta ambulantes da orla de Maceió sobre quantidade de kits praia


Ação veio para reforçar as normas que constam em portaria publicada em dezembro do ano passado

Equipe de fiscalização orientou os ambulantes sobre a quantidade dos kits praia. Foto: Matheus Alexandre / Ascom Semscs

A beleza natural da orla marítima de Maceió é destaque internacional, e atrai visitantes de todos os estados brasileiros e de diversas partes do mundo. Para continuar dessa forma, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) têm realizado ações constantes de manutenção da organização na faixa de areia. A última ação aconteceu nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, neste sábado (15) e domingo (16).

Os fiscais da Secretaria abordaram os ambulantes, que trabalham com kits praia, e orientaram sobre as normas que constam na portaria nº. 082/2022, que determina que cada profissional pode disponibilizar o aluguel de até 20 conjuntos, com cada kit sendo formado por quatro cadeiras de praia, uma mesa de apoio, um guarda-sol e uma lixeira pequena.

De acordo com Valdécio Nascimento, diretor do Convívio Social da Semscs, os agentes de fiscalização também observaram se os ambulantes estavam obedecendo a área permitida para a ocupação, que consta no termo de permissão, e a distância mínima entre os kits. “A portaria também trata sobre o espaço geográfico máximo que cada ambulante pode trabalhar, que deve estar compatível a metragem indicada no termo de permissão, mas com uma metragem máxima de 9,5mx16,50m e com distância mínima de 2,5m entre cada kit praia”, explicou o diretor da Semscs.

Em casos de descumprimento das regras, o ambulante poderá ter seus materiais apreendidos, com a aplicação de multas, podendo resultar na cassação da autorização. Para o titular da Semscs, Carlos Guido, essa é mais uma ação de orientação que está sendo realizada pela Secretaria.

“Passamos o final de semana fazendo uma ação educativa e de orientação para os ambulantes que trabalham na orla de Maceió, não foram encontradas irregularidades no aluguel dos kits praia, e reforçamos sobre as penalidades aplicadas em quem descumprir a portaria”, salientou o secretário.

Durante a fiscalização, os agentes da Semscs se deparam com ambulantes comercializando bebidas em garrafas de vidro, o que é proibido pelo Código de Posturas de Maceió, por causa disso, as bebidas foram apreendidas e descartadas de maneira adequada pelos fiscais da Secretaria.

Para ajudar a manter as praias organizadas, a população pode acionar a Semscs e denunciar situações de irregularidades pelo disque-denúncia, por meio do número 3312-5277.

Fonte: Ascom Semscs

Anterior Interessadas em participar do Banco da Mulher Empreendedora já podem fazer as inscrições
Próximo Instituto de Identificação de Alagoas é o único do país a ter ponto de atendimento da Receita Federal

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *