Campanha Julho Verde: Unidade de Saúde Osvaldo Brandão promove ação educativa


Atividade teve o objetivo de abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Palestra, roda de conversa e avaliações odontológicas fizeram parte da ação. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
A Secretaria de Saúde de Maceió segue dando continuidade às ações educativas relacionadas à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço. Coordenada pela gerência de Saúde Bucal da SMS, a iniciativa foi realizada, nesta quinta-feira (13), pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra.

Na ocasião, os profissionais promoveram palestras e roda de conversa para os usuários da unidade de saúde. Além disso, também houve busca ativa de câncer e lesões na mucosa bucal e o agendamento de biópsia em casos mais complexos.

“Estamos no mês da campanha de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço. E é muito importante transmitir conhecimento aos nossos usuários sobre esse tema para evitar o surgimento de casos dessa doença em nossa população. É uma discussão que precisa ser intensificada e hoje trouxemos a temática aos usuários para que eles reforcem os cuidados necessários contra esse problema de saúde”, destacou a diretora da UBS Osvaldo Brandão, Tereza Oliveira.

Próximas ações

Dias 17, 19 e 20 de Julho – Palestra e roda de conversa para usuários do SUS, realização de biópsia e encaminhamento para tratamento em casos de detecção de câncer ou lesões de cabeça e pescoço – Bloco I, do Pam Salgadinho (Poço).

Sobre a campanha

Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e, para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento, a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil criou a campanha Julho Verde.

O objetivo é ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de risco evitáveis, sinais e sintomas. Evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Matriz de Camaragibe avança para reestruturar a vida das famílias atingidas com as chuvas
Próximo Brota na Grota já implantou mais de 250 placas de sinalização nas comunidades Instalação dos dispositivos melhora a circulação de veículos na região

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *