Aluno da Escola Moreira e Silva se destaca com redação sobre aprendizagem criativa


A redação em concursos exige conhecimento de mundo, criticidade, domínio das regras e convenções gramaticais, entre outros atributos. Tantos requisitos podem até assustar quem se prepara para construir um bom texto visando ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Não é o caso, no entanto, de Jonathan Gabriel, aluno da rede estadual e para quem o ato de escrever se tornou leve e prazeroso, graças ao apoio que vem recebendo dos professores, dentro e fora da sala de aula.
Não à toa, a redação de Jonathan foi escolhida para referenciar o pelotão estudantil da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE). Com o feito, a escola na qual estuda, a Moreira e Silva, vai representar a respectiva GEE no desfile cívico estudantil de 16 de setembro, dia da Emancipação Política de Alagoas – cujas festividades acontecem, tradicionalmente, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Para Jonathan, as aulas de língua portuguesa, aliadas à prática em sala de aula, têm sido muito importantes para que ele consiga evitar erros e, principalmente, concentrar-se no tema, mantendo, assim, a coesão e coerência textual. Jonathan também destaca a atuação da professora Delany Christine, que o auxilia na Escola Moreira e Silva.
“Temos exercícios duas vezes por semana, e sempre com as atenções voltadas para a estrutura da redação do Enem, que é semelhante a do concurso que fizemos para o Desfile Cívico. Nunca deixo de procurar os professores para tirar dúvidas, além de complementar os estudos em casa, com a ajuda da internet. Tudo isso contribuiu para que a minha crônica fosse escolhida”, afirma o vestibulando.
Estudante monitor de sua turma pelo segundo ano consecutivo, Jonathan quer cursar Geografia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo ele, a experiência de assimilar e transmitir conteúdo para os colegas, têm ajudado a vencer desafios rumo à aprovação. “Quero ser professor. E atuando como estudante e monitor na minha escola, sinto-me próximo do meu objetivo. E sei que a conclusão do ensino médio é o começo. Quero me tornar um geógrafo ativo, consciente do meu papel na sociedade.
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