Alagoas recebe menção honrosa por trabalho apresentado no maior congresso de gestão pública do Brasil


Com mais de 170 artigos selecionados no 12º Congresso Consad, Estado de Alagoas é o grande vencedor por trabalho sobre habitação precária a partir de dados do CadÚnico

O Estado de Alagoas recebeu o grande prêmio de Menção Honrosa durante o 12º Congresso Consad – o maior de gestão pública do Brasil. A premiação foi por reconhecimento à importância do artigo científico desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O trabalho identificou as habitações precárias em Alagoas a partir de dados do Cadastro Único (CadÚnico). O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto, em Brasília (DF).

Servidor da Seplag e um dos autores do artigo premiado, Robson Brandão explica que a pesquisa surgiu da necessidade de gestores públicos conhecerem, de maneira detalhada, a realidade habitacional em Alagoas. A partir de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), os pesquisadores tiveram acesso às informações do CadÚnico. Isso foi o pontapé inicial para uma série de cruzamento de dados, que identificou 11 mil moradias precárias em 23 municípios alagoanos.

“Ser reconhecido no maior congresso de gestão pública do país, indica que estamos em um caminho sólido para melhorar as políticas públicas, não com achismos, mas baseadas em dados e evidências. Agradeço aos órgãos parceiros que contribuíram para que este trabalho se tornasse possível”, destacou o servidor Robson Brandão.

Por meio do trabalho massivo de pesquisa e de parcerias com demais órgãos do estado, os servidores da Seplag identificaram onde habitam pessoas com casas de taipa, de palha, madeira aproveitada ou madeira aparelhada e de taipa não revestida. O estudo também quantificou o número de alagoanos que vivem nessas condições de moradia.

Além de Robson Brandão, o trabalho científico foi feito de maneira colaborativa com os servidores Klebson da Silva, Mateus Bispo e Henrique de Oliveira Silva. Eles integram a Superintendência da Informação e do Conhecimento (Sinc), que é vinculada à Seplag. Os dados coletados na pesquisa estão disponíveis para que as demais secretarias do estado utilizem ao desenvolver programas e projetos sociais.

“Receber esse prêmio é extremamente gratificante, porque demonstra o quanto nossa equipe é qualificada e comprometida com o serviço público. Possivelmente, hoje temos a melhor equipe de dados do Brasil.”, destacou o secretário de Planejamento, Gabriel Albino.

E completou que “muitas das políticas públicas que desenvolvemos são fundamentadas em dados, e a Seplag desempenhou um papel relevante em iniciativas como o Cartão Escola 10, Cria e Vem Que Dá Tempo. Estamos prontos para fortalecer nossa colaboração com outras secretarias e estabelecer mais parcerias para continuar auxiliando o governo de Alagoas”.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Esforço, dedicação e inspiração de professores marcam trajetória de medalhistas olímpicos da rede estadual
Próximo Utilização da assinatura avançada e dos certificados digitais simplifica o registro empresarial em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *