Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam assentamento com práticas sustentáveis em Messias

Seagri coordena a execução do Plano ABC+ Alagoas, cujo objetivo é diminuir emissão de gás carbônico na agropecuária

O Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas realizou, nesta terça-feira (10), uma visita ao assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, onde são desenvolvidas práticas sustentáveis que fazem parte do plano de trabalho para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas nas atividades agrícolas e pecuária, no decênio 2020/2030. ABC+ é como é conhecido o Plano Nacional para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária.

A primeira visita ocorreu na área do agricultor José Cícero dos Santos, onde o grupo conheceu as experiências adotadas com Sistema Agroflorestal (SAF), através do sistema agroecológico na olericultura (plantio de hortaliças) e fruticultura, além da prática de adoção de bioinsumo.

A segunda visita, ainda no assentamento, ocorreu na área da agricultora Maria José Cavalcante, que possui um SAF já consolidado e realizou a recuperação de nascente, que hoje encontra-se preservada. No local, é realizado projeto de plantio de café orgânico no sistema agroflorestal, viveiro de mudas, sistema de fabricação de colorau orgânico e, também, está instalada uma casa de farinha.

“O Sistema Agroflorestal é uma das técnicas e tecnologias que estão contempladas no nosso plano estadual. Essa foi a primeira visita externa do grupo, e teve objetivo de visualizar essas práticas. Assim, podemos criar estratégias para que o estado de Alagoas cumpra as metas estabelecidas com o plano de ação estadual”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ademilson Neris.

A Seagri é coordenadora do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+/AL e, de forma democrática, com entidades e instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil, construiu o plano de ação estadual, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Também participaram da visita os técnicos da Emater Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Codevasf e Grupo Embaúba.

Os dois produtores são atendidos pela Emater Alagoas, Embrapa, Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Comissão Pastoral da Terra, que, juntos, participam da construção do SPG Bem Viver – Sistema Participativo de Garantia. A produção orgânica dos assentados está em processo de legalização junto ao MAPA.

 

Ascom Seagri

Anterior Governador participa de inauguração da nova sede de associação de plantadores de cana em Coruripe
Próximo Governo de Alagoas e instituto chinês firmam parceria para intercâmbio sociocultural e econômico

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *