Saúde promove curso de avaliação neurológica da hanseníase para enfermeiros da Atenção Primária


Capacitação visa aprimoramento dos serviços voltados ao combate à hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (3), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Jaraguá, um curso de avaliação neurológica simplificada como indutoras de conduta na hanseníase. A atividade foi ministrada pela técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Andrea Silva, com o objetivo de qualificar profissionais da enfermagem da Atenção Básica para atuar no combate à doença.

“O curso de avaliação neurológica simplificada, trata-se de um exame que é feito para os pacientes de hanseníase com o objetivo de identificar se eles têm alguma incapacidade, perda de sensibilidade ou alguma deformidade. É através dessa avaliação neurológica que os profissionais fazem suas condutas de prevenção de incapacidade”, explicou a técnica.

A SMS reforça que se um paciente está com uma perda de sensibilidade, então os profissionais devem dar as orientações que eles precisam, fazer uma avaliação das atividades que estão sendo realizadas para evitar acidentes por conta dessa condição. Todas as orientações devem ser passadas pelos profissionais por meio de uma avaliação neurológica simplificada.

“O público-alvo dessa capacitação foram enfermeiros da Atenção Primária que trabalham nas unidades e precisam estar capacitados para receber os pacientes da melhor forma possível. O objetivo final é prevenir o 2º grau de incapacidade, que é quando apresentam uma deformidade visível”, reforça.

Nesta terça-feira foi ministrada a parte teórica e na quarta-feira (4) e quinta-feira (5) vão acontecer as aulas práticas no II Centro, na Praça da Maravilha, onde os profissionais vão atender pacientes com supervisão, completando os conhecimentos de atuação em campo do curso.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Saúde se reúne com Defensoria Pública para apresentar ações de combate à meningite
Próximo Sesau disponibiliza 370 mil doses de vacinas para a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *