Projeto incentiva crianças a praticarem criatividade na escrita


Pequenos Autores é realizado na creche municipal João XXIII, no Jacintinho

Projeto Pequenos Autores foi realizado na creche municipal João XXIII, no Jacintinho. 

As crianças do 2º período da creche municipal João XXIII, no Jacintinho, participaram durante cinco meses do Projeto Pequenos Autores para estimular a imaginação e a praticarem a criatividade na escrita. O resultado das criações foi exposto em livros criados pela própria creche, que juntou todos os textos e ilustrações realizados pelos alunos.

De acordo com a professora Cristiany Guedes, que teve a ideia do projeto na unidade, os trabalhos começaram a ser feitos durante o período de manutenção do prédio em 2022, quando as aulas tiveram que ser feitas de forma remota.

“Pensamos nesse projeto para que as crianças pudessem contar histórias criadas por elas mesmas. Eu fui a escriba, a pessoa que ouve e escreve, eles contavam as histórias e faziam as ilustrações. Duas ou três crianças foram escolhidas a cada dia para trabalhar as histórias”, contou a professora.

As histórias criadas foram abordaram assuntos como família, brinquedos, amizade, animais e o cotidiano. A construção do livro teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da unidade. A culminância do projeto se deu pelo lançamento dos livros e uma tarde de autógrafos, com a participação dos pais das crianças e de toda a comunidade escolar.

Para Ewerton Luan e Larissa Evelyn, pais da Laura Valentina, de 5 anos, foi um momento muito especial e importante. “Eu achei maravilhoso esse evento porque é uma novidade para cada criança. Esses projetos estimulam muito o aprendizado dessas crianças, principalmente na leitura e na escrita”, disse a mãe de Valentina.

A diretora da unidade, Fátima Maracaipe também comemorou o resultado do projeto. “Essas crianças entram no universo da escrita e da imaginação quando participam desses projetos. É uma imensa alegria saber que estamos proporcionando esse aprendizado, possibilitando um caminho para que eles se interessem e se tornem, futuramente, de fato escritores”, afirmou.

Fonte: Ascom Semed

 

Anterior Um ponto de ônibus deteriorado em Porto Calvo, pede socorro
Próximo Estudantes com deficiência auditiva recebem atendimento especializado nas escolas municipais

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *