Núcleo Ampliado de Saúde da Família realiza 2ª edição do E-NASF em Movimento


Evento contou com a participação de usuários e profissionais das unidades que integram a Estratégia de Saúde da Família

E-NASF em Movimento estimula o desenvolvimento de práticas corporais para prevenir o sedentarismo. 
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de práticas corporais como fator determinante de promoção à saúde e prevenção do sedentarismo, a Área Técnica das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde – e-NASF/APS promoveu, nesta terça-feira (23), o “II e-NASF em Movimento: promovendo saúde com qualidade”. O evento aconteceu no Sesc Guaxuma.

A 2ª edição do e-NASF em Movimento reuniu usuários das unidades que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF) – adolescentes, adultos e idosos – e contou com atividades como alongamento, dança, ginástica, futebol, hidroginástica, pilates, karaokê e quick massage, brincadeiras populares, caminhada, step, jogos de tabuleiro e um circuito psicomotor, além de lazer na piscina.

O coordenador da Área Técnica do e-NASF/APS no Município, Berto Gonçalo, ressaltou que o evento é um espaço que estimula a prática de atividade física para prevenir adoecimentos.

“Estamos alegres em reunir usuários dos Distritos Sanitários da capital e promover um evento tão importante como este. O II e-NASF em Movimento contribui para a qualidade de vida dos usuários e previne adoecimentos, pois é um espaço que incentiva a prática de atividade física e proporciona a interação entre usuários e profissionais de saúde”, explica.

A usuária Maria Damiana dos Santos, 52 anos, participou do evento e destacou que o II e-NASF em Movimento representa mais saúde e bem-estar.

“Esse momento representa tudo para mim. Representa saúde, qualidade de vida e muita alegria. Quero participar mais vezes das atividades, porque elas só trazem benefícios à nossa saúde”, disse.

“Participo das atividades do NASF há mais de seis anos. Gosto muito e faz muito bem para a nossa saúde. Eu sou diabética e hipertensa, também tenho artrite, artrose e dor no joelho. Por isso, não perco nenhuma atividade porque sei que faz bem para a saúde”, revelou dona Lenilda Ferreira, 64 anos.
“Enxergo esse momento como um resgate da cidadania. Ações como essa se destacam por ser um diferencial dentro saúde pública. Ao instituir o NASF, o Ministério da Saúde deu oportunidade à Atenção Primária em ter profissionais de outras áreas essenciais para a saúde da população”, afirma a coordenadora da Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo.
Coordenadora da Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo. 

Formadas por profissionais que integram várias áreas como Educação Física, Nutrição, Medicina, Serviço Social e outras, as equipes do Nasf atuam em unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários do Município e trabalham com a finalidade de estimular essas e outras mudanças na vida das pessoas, por meio da promoção da saúde.

Fonte: Ascom SMS

Anterior SMTT recebe motoristas de aplicativos Reunião ouviu necessidades dos profissionais relativas à segurança durante a execução do trabalho
Próximo Saúde capacita profissionais da Atenção Básica e estudantes

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *