No mês do Outubro Rosa, Cedim e Uncisal para se prevenir contra o câncer de mama


O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), se prepara para mais uma importante ação dentro da campanha Outubro Rosa, com trabalho de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O lançamento da campanha acontece no dia 11 de outubro, às 10h, no próprio Cedim, localizado dentro da Uncisal.
Na campanha deste ano, o Cedim ressalta a importância da busca ativa por meio da mamografia. O exame é realizado o ano inteiro pela unidade assistencial da Uncisal, alcançando a marca de mais de 1.500 exames clínicos das mamas por mês. Além da mamografia, a médica ultrassonografista Tatiana Mindêlo explicou que o Centro de Diagnóstico e Imagem oferece o exame de ultrassonografia para complementar as informações sobre o exame de mamas que apresentou laudo inconclusivo, suspeito ou que foi diagnosticado como câncer.
Posteriormente, a paciente realiza a biópsia no próprio Cedim, e o estudo patológico do material é feito no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal. “Com o laudo em mãos, a paciente é encaminhada para um mastologista ou oncologista da unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento”, explicou a médica do Cedim.
“Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, afirmou Ceiça Carvalho, diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal.
Durante o mês de outubro, o Cedim vai realizar, em parceria com o CPML, um mutirão de citologia oncótica para prevenção do câncer de colo do útero. “Essa é mais uma importante ação que o Cedim realiza para alertar as mulheres que o câncer tem cura, mas é preciso servir à população de Maceió e também do interior do Estado com excelência”, destacou Ceiça Carvalho.
Anterior Henrique Vilela é a referência de gestão na Rota Ecológica e conta com o apoio do governadoelr Paulo Dantas
Próximo MPAL discute sobre os transportes escolar fornecido pelo Estado

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *