Escolas da Rede Estadual promovem concurso de desenho sobre museus maceioenses


Anúncio da obra vencedora ocorrerá no dia 29, no salão nobre do Museu do IHGAL, onde, junto às demais produções, permanecerão expostas até 3 de maio

Quarenta e cinco estudantes da rede estadual participam da terceira edição do Concurso Cultural “Museus Maceioenses: História, Memória, Patrimônio e Educação”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida (G.Philsa). A ação,  que é um concurso de desenhos, ocorre concomitantemente ao lançamento da terceira edição da  revista digital “Documento Histórico”. Os desenhos serão conhecidos e entregues à comissão até o próximo dia 15  e a divulgação da ilustração ganhadora ocorrerá no salão nobre do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no dia 29, às 9h.

As ilustrações foram inspiradas em oito museus localizados na capital alagoana: Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Museu Casa Jorge de Lima, Museu de História Natural – Universidade Federal de Alagoas, Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore; Museu do Comércio de Alagoas e o Centro de Cultura e Memória – TJAL.

A obra vencedora, além de receber uma bolsa anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no valor de R$ 300 reais mensais, será capa da terceira Revista Digital Documento Histórico. Todas as produções serão expostas no Museu do IHGAL, de 29 de abril a 03 de maio.

Grupo de pesquisa

O G.Philsa é um grupo de pesquisa interdisciplinar que nasceu na Escola Professora Estadual Guiomar de Almeida Peixoto (EEPGAP) em 2022. O concurso de desenhos de museus é um dos vários projetos desenvolvidos pelo grupo e todas as ações empreendidas pelo G.Philsa serão apresentadas na revista “Documento Histórico”.Professora de Educação Especial e uma das docentes engajadas nesta iniciativa, Luciana Luz Ferreira conta como o grupo expandiu suas ações, envolvendo e mobilizando outras escolas.

 

“O  projeto nasceu na Guiomar a partir do professor de história Willames de Santana Santos, mas, a cada ano,  ganha proporção maior. No caso do concurso de desenhos, por exemplo,além da Guiomar, contamos também com a participação das escolas estaduais Gilvana Ataíde e Correia das Neves, de Maceió e Dom Constantino Luers, de Campo Alegre”, conta Luciana, que é da Escola Estadual Gilvana Ataíde.

Segundo ela, cerca de 100 estudantes já demonstraram seus talentos com desenhos no projeto e, este ano, o objetivo é homenagear a história da cidade de Maceió e promover a compreensão histórica dos locais de salvaguarda da cultura maceioense. E, a partir desta demanda, optou-se por trabalhar a temática dos museus.

“Nós temos um grupo de pesquisa com 12 alunos do 7° ao 3° ano. Trabalhamos 7 dias por semana combinando e realizando demandas, além de formular e executar projetos nas escolas e pesquisas em museus. Outra coisa que tem nos chamado a atenção é o espaço que damos no projeto para que sejam protagonistas. Isso faz com que se sintam importantes e cada vez mais se empenhem”, explica.

Aluna da Escola Estadual Professora Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, Emilly Santos Silva participou do concurso de desenhos desde a sua primeira edição em 2022. Para ela, trata-se de uma experiência transformadora. “Antes eu desenhava só por hobby, mas com o concurso, descobri um talento que desconhecia. Além disso, ganhei mais conhecimento e aprendi mais sobre nosso estado”, diz a garota, que já foi premiada em edições anteriores do projeto.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Pacientes do programa domiciliar do Ipaseal são vacinados contra Influenza
Próximo Setur promove Destino Alagoas na 46ª Abav Travel, em Campinas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *