Escola do Turismo: conheça o cronograma de matrículas e saiba como se inscrever


O programa conta com 11 mil vagas em cursos presenciais gratuitos em 28 municípios e 7 regiões turísticas de Alagoas

Na busca por fomentar a geração de emprego, renda e oportunidades, além de solucionar uma das maiores demandas do setor, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), criou o programa Escola do Turismo. A iniciativa vai oferecer 11 mil vagas em cursos gratuitos para jovens em busca do primeiro emprego e para profissionais em busca de capacitação para atividades dos ramos de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística. A primeira fase de inscrições começa nesta sexta-feira (19), em Piranhas, no Alto Sertão Alagoano.

 

Em Piranhas as inscrições serão presenciais, na Fábrica de Inovação, localizada no bairro Xingó, das 9h às 17h. Os cursos ofertados serão de Aperfeiçoamento em Serviços de Camareira, Tarifário para Hotéis e Pousadas e Excelência para Atendimento ao Turista. Os interessados em uma das 75 vagas disponibilizadas nestes cursos para este município devem apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, além de preencher o formulário de inscrição. A ação faz parte do cronograma oficial de atividades do projeto Governo Trabalhando que beneficia cidades sertanejas nos próximos dias 19 e 20 de maio.

 

No site www.setur.al.gov.br, é possível acessar a listagem completa dos cursos com início em julho, com detalhes sobre a documentação necessária. As inscrições serão feitas diretamente com as instituições que irão ofertar os cursos. Os futuros cronogramas também serão divulgados por meio do site da Setur. Todo esse material estará disponível na aba de anexos.

Além da cidade de Piranhas, as primeiras inscrições serão abertas para 700 vagas em cursos presenciais também nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Passo de Camaragibe. As aulas da primeira fase do programa serão ministradas já a partir de 3 de julho pelo Senac Alagoas e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL). As informações como local das aulas e horários também serão disponibilizadas pelas instituições parceiras.

 

Na capital alagoana, as inscrições estão previstas para começar dia 26 de maio, e os cursos  ofertados inicialmente serão de Qualidade no Atendimento para Guias de Turismo; Qualidade de Atendimento para Serviços de Alimentação e Bebidas, Qualidade de Atendimento ao Turista para Taxistas, Aperfeiçoamento de Garçom, Aperfeiçoamento de Confeiteiro, Elaboração de Drinks, Arte de Servir Vinhos, Camareira, Recepção e Primeiros Socorros.

 

Já na cidade de Arapiraca serão ofertados inicialmente os cursos de Auxiliar de Cozinha e Recepcionista em Meios de Hospedagem. Na cidade de Marechal Deodoro, as aulas são de Elaboração de Cardápio e Precificação e Qualidade no Atendimento para Alimentação e Bebidas. Em Passo de Camaragibe, haverá oferta de Noções Básicas de Garçom. Nestas três cidades, as inscrições estão previstas para serem realizadas a partir de 5 de junho.

O programa Escola do Turismo, em todas as suas fases, irá abranger todas as sete regiões turísticos de Alagoas com aulas presenciais em 28 municípios polo, são eles: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Maceió, Marechal Deodoro, Roteiro, União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Coruripe, Viçosa, Paripueira, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Piaçabuçu e Barra de São Miguel. Para mais informações, acesse também o www.setur.al.gov.br/escoladoturismo.

Entenda o cronograma da Fase 1

 

19/05 – Inscrições presenciais em Piranhas (Governo Trabalhando)

26/05 – Inscrições para os cursos em Maceió

05/06 – Inscrições para os cursos em Marechal Deodoro e Passo de Camaragibe

03/07 – Início das aulas das primeiras turmas

 

Conheça os cursos de cada cidade e instituição

 

MACEIÓ – SENAC

1. Qualidade no Atendimento Para Guias de Turismo;

2. Qualidade de Atendimento Para Serviços de Alimentação e Bebidas;

3. Qualidade de Atendimento ao Turista para Taxistas;

 

MACEIÓ – SINDHAL

1. Aperfeiçoamento de Garcom

2. Aperfeiçoamento de Confeiteiro;

3. Elaboração de Drinks;

4. Arte de Servir vinhos;

5. Noções básicas para camareiros;

6. Noções básicas para recepção;

7. Primeiros socorros;

 

ARAPIRACA – SENAC

1. Auxiliar de cozinha;

2. Recepcionista em meios de hospedagem;

 

MARECHAL DEODORO – SENAC

 

1. Elaboração de Cardápio e Precificação;

2. Qualidade no Atendimento para Alimentação e Bebidas;

 

PIRANHAS – SINDHAL

1. Aperfeiçoamento para camareiros;

2. Tarifário para hotéis e pousadas;

3. Excelência para atendimento ao turista;

 

Passo de Camaragibe – SINDHAL

 

 

1. Noções Básicas de Garçom.

Fonte: Agencia Alagoas

Anterior Projeto Conheça o Samu vai expor serviços e disponibilizar testes de saúde na orla de Maceió
Próximo Escola do Turismo: conheça o cronograma de matrículas e saiba como se inscrever

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *