Educar É Massa: Práticas inspiradoras e importância da formação do professor são temas de simpósio


Ação faz parte do Educar É Massa, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação

Simpósio trouxe palestrantes como Aleilson Rodrigues. 
Com a participação de palestrantes, apresentações de pesquisas e debates, o 3° Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes foi aberto, nesta terça-feira (22), no Armazém Uzina, em Jaraguá, integrando a programação do Educar É Massa, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O simpósio prossegue até a quarta-feira (23), das 8h às 16h, e tem como objetivo principal socializar as práticas inspiradoras e significativas que são desenvolvidas por docentes, gestores e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino.

Estavam presentes os palestrantes convidados, os professores-doutores da Universidade Federal de Alagoas, Aleilson Rodrigues, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde; e Elton Fireman, do Centro de Educação. A mesa de honra também foi composta pela coordenadora do Centro Municipal de Formação, da Semed, Regina Buarque, e pelo coordenador de Centros e Núcleos, Ademir Oliveira.

Segundo Regina Buarque, mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do simpósio. Desses, 78 vão apresentar trabalhos sobre as práticas que exercem em suas respectivas unidades escolares. Para ela, o principal impacto positivo é o conhecimento que todos obtêm a partir do partilha das práticas educativas.

“A partir de um momento que vamos a um evento como esse socializar essas práticas que são feitas nas escolas e num espaço que terão mais de duzentos profissionais compartilhando suas pesquisas, essas práticas serão disseminadas e, consequentemente, vão inspirar outros. O principal ganho é esse: inspirar outros profissionais”, destacou a coordenadora.

Aleilson Rodrigues ressaltou em sua comunicação, a formação dos sujeitos, processos de ensino e aprendizagem, o universo do estudante e a relação entre a tecnologia e a forma de ensino. Já Elton Fireman abordou sobre o sujeito e as práticas de investigação, as fake news, o lugar onde esses estudantes estão inseridos e a impressionante capacidade das crianças olharem para as coisas.

“A gente entende que o diálogo entre universidade e escolas deve ser consistente e assim está sendo aqui. Acho que o mérito desse evento é essa possibilidade de diálogo de encontro de profissionais no sentido de pensar as práticas de ensino e o aperfeiçoamento da formação dos estudantes”, afirmou o professor Aleilson Rodrigues.

Para Elton Fireman, o evento foi um importante momento de trocar ideias e mostrar um pouco do que os profissionais têm refletido sobre o aluno como sujeito investigativo e formador de opinião crítica.

“Foi uma troca mútua de saberes. A gente vem e consegue dar um pouquinho do que temos e recebe um pouco do que os professores têm disponível. Momentos como esses são importantíssimos para a formação dos professores, incluindo a gente enquanto professor universitário”, ressaltou Fireman.

Programação recheada

Na quarta (23) haverá a mesa-redonda “A Formação Docente em Tela: PIBID, PRP e Prática”, com os palestrantes convidados professor-doutor do Centro Universitário Cesmac, David de Oliveira, a professora-doutora da Universidade Estadual de Alagoas, Maria Edna Porangaba do Nascimento (UNEAL) e professora´doutora do Instituto Federal de Alagoas, Regina Brasileiro.

As palestras acontecem das 8h30 às 9h30. Já das 9h30 às 16h estão programadas as apresentações orais e exposições de trabalhos acadêmicos.

Fonte: Ascom Semed

Anterior Prefeitura de Maceió incentiva instalação de novos empreendimentos na capital Nova loja de rede atacadista inaugurada nesta terça (22) gera 500 empregos diretos e indiretos em Maceió
Próximo 2ª Mostra das Culturas Infantis tem início com apresentações e palestra Pesquisador e teólogo Gandhy Piorsky fez a palestra de abertura

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *