Educação vai estimular construção de projeto de vida de estudantes Programa Projeto de Vida será voltado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental


Reunião na Semed reuniu psicólogos das unidades escolares de Maceió. 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta terça-feira (9), uma reunião com todos os psicólogos da rede de ensino de Maceió. O encontro teve como objetivo apresentar o programa que vai estimular o projeto de vida dos estudantes da rede municipal.

Segundo a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Juliane dos Santos Medeiros, as ações do programa preveem a realização de diversos encontros com alunos do 6ºao 9º anos, que residem em áreas de vulnerabilidade social.

“O objetivo do nosso trabalho é formar cidadãos autônomos, solidários e competentes, que busquem realizar seus sonhos. O Projeto de Vida, consiste em uma série de encontros para trabalhar questões emocionais, organizacionais e o incentivo à progressão nos estudos, preparando os estudantes para a vida profissional e adulta”, comenta.

Na fase inicial do programa, conforme explica Juliana, o Projeto de Vida irá contemplar 14 escolas e traçar o perfil emocional desses alunos através de aulas dirigidas no período de cinco meses.

“O processo de autoconhecimento do aluno é fundamental para ampliar sua relação ao futuro e torná-lo protagonista da sua história. Projetar a vida é uma forma de dar sentido à nossa existência, algo que pode ser realizado através de um processo estruturado, gradual e reflexivo. Ter um projeto de vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas para chegar lá”, explica.

Presente à reunião, a psicóloga da Escola Municipal João Sampaio, Kelly Pedrosa, falou da importância do momento para os alunos do Ensino Fundamental.

“Esse Projeto está vindo para nos assessorar a ser mais um instrumento de atuação do psicólogo nas escolas para trabalhar com os alunos. Nosso trabalho é despertar nesses adolescentes a possibilidade de melhores escolhas profissionais e pessoais, assim como a descoberta dos seus potenciais em termos profissionais e técnicos e fazer com que esses jovens tenham um aumento da sua autoestima e do seu empoderamento enquanto cidadão do futuro.

Kelly Pedrosa também falou do seu compromisso como psicóloga na Escola municipal. “Chegamos nessa escola com a proposta de fazer esse resgate da autoestima dos alunos. A gente sabe que a pandemia veio trazer como consequência essa evasão e essa desmotivação frente aos estudos. Por isso é importante que a gente tenha esse trabalho de resgate. Parabenizo essa iniciativa da Educação Municipal”.

Para a técnica da coordenadoria de Ensino Fundamental da Semed, o Programa tem como foco a questão emocional dos alunos da rede.

“O projeto visa preparar e direcionar os alunos na questão emocional. Sobre o que eles enxergam na sua realidade, qual o caminho a ser trilhado, para alcançar seus objetivos, pois, é muito difícil para esses adolescentes decidirem sobre o que querem fazer e ser no futuro, já que em sua maioria reside em áreas de carência e podem acreditar que por esses motivos não terão perspectiva de uma melhoria de vida”, explicou Cheila Vasconcelos.

Técnica da coordenadoria de ensino fundamental da Semed, Cheila Vasconcelos.

Todo trabalho será desenvolvido pela Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, numa parceria com a Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais, no âmbito da Diretoria de Gestão Educacional e será mediado pelo profissional de psicologia lotado na unidade escolar.

Fonte: Ascom Semed

Anterior Superintendente Camila Porciúncula se reúne com técnicos da Sima Reunião alinhou com equipe técnica próximos trabalhos da superintendência
Próximo Estudantes participam de palestra sobre Estatuto do Idoso Ação foi dirigida a 30 alunos da escola Municipal Pompeu Sarmento

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *