Defesa Civil de Maceió lança Plano de Redução de Riscos com foco em prevenção e segurança


Instrumento visa apoiar a estruturação e o fortalecimento das ações de prevenção

A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), lançou nesta quarta-feira (6), no auditório da Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, o Plano Municipal de Redução de Risco.

O instrumento, que não era atualizado há 17 anos, tem como objetivo apoiar a estruturação e o fortalecimento das ações de prevenção e gestão de riscos em áreas vulneráveis da capital alagoana.

O Plano é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), do Governo Federal, e deve contribuir com dados técnicos e subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes em Maceió.

Durante a solenidade, o vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, destacou as ações que já estão em andamento e parabenizou a Defesa Civil.

“Investir em encostas é cuidar de vidas. Cada obra estruturante realizada nas áreas de risco vai muito além da intervenção, é proteção, dignidade e tranquilidade para as famílias. Esse é o compromisso da gestão do prefeito JHC, priorizar aqueles que mais precisam. O resultado está aí, há quatro anos Maceió não registra mortes por deslizamento ou alagamento. O PMRR reforça esse caminho de prevenção, planejamento e responsabilidade”, afirmou.

Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, ressaltou a importância da atualização do Plano para a cidade e como ele poderá contribuir para novas ações.

“Esse é um passo fundamental para o fortalecimento da política de prevenção de riscos em nossa capital. O Plano Municipal de Redução de Riscos é uma ferramenta técnica e estratégica que nos permite agir de forma mais coordenada e assertiva, priorizando áreas vulneráveis e antecipando cenários de emergência. Com ele, não apenas reafirmamos o nosso compromisso com a proteção da vida, mas também consolidamos uma gestão pública mais preparada e sensível à realidade das comunidades que mais precisam”, pontuou.

O Serviço Geológico do Brasil atua para fortalecer ações em áreas vulneráveis da capital alagoana, fornecendo dados técnicos e subsídios que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficazes. A cooperação técnica também visa reduzir as vulnerabilidades das populações em risco e contribuir para a prevenção de desastres no País.

O chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Tiago Antonelli, explicou o benefício da construção do plano para o município de Maceió e destacou que ele vai muito além de um simples documento.

“O Plano de Redução de Risco é fundamental para o município porque será um diagnóstico preciso de toda a cidade. Não apenas de uma área X, Y ou Z. Todo o município será mapeado, todas as ruas, todas as casas e, com isso, Maceió terá um instrumento poderoso em mãos para buscar recursos financeiros e realizar obras em toda a cidade, especialmente para estabilizar as áreas mais críticas”, informou.

“Essas políticas públicas são importantes para que a gente consiga investir os recursos onde mais precisa. Essa integração entre município, estado e Governo Federal é fundamental para dar suporte às ações, com o objetivo de levar qualidade de vida para a população”, frisou Daniela Buosi, representante da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.

Além deste evento, o lançamento contará com uma programação que inclui reuniões com a Prefeitura de Maceió, encontros com lideranças comunitárias e palestras educativas em escolas localizadas nas principais áreas de risco da cidade.

Também participaram da solenidade representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP/MCid), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), do Ministério Público Federal (MPF), com a presença da procuradora da República Dra. Julia Cadette, e do Ministério Público Estadual (MPE), representado pelo promotor de justiça Dr. Jorge Dória, além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil do Estado, com a presença do Major Douglas Gomes, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, com o comandante Márcio Robério, e de representantes de pastas municipais e da sociedade civil.

Fonte: Secom Maceió

Anterior Pesquisa do Procon Maceió aponta variação de preços para presentes do Dia dos Pais
Próximo Projeto Inclusão em Ação leva serviços públicos aos moradores da Grota da Esperança

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *