Setur promove reunião do trade turístico alagoano com Associação Brasileira de Turismo de Luxo


Encontro teve o objetivo de consolidar o mercado de alta rentabilidade para os negócios

Com o objetivo de promover a inserção do Destino Alagoas no segmento do turismo de luxo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou, nesse final de semana, uma reunião entre a Brazilian Luxury Travel Association e o Rota Ecológica dos Milagres Convention & Visitors Bureau. O encontro contou com a presença de mais de 25 associados do Convention, incluindo renomados hoteleiros e chefs de cozinha de Alagoas.

A CEO da Brazilian Luxury Travel Association, Simone Scorsato, conduziu a capacitação do trade turístico local, dando início ao ciclo de diagnóstico dos empreendimentos categorizados como de luxo no estado. Atualmente, Alagoas conta com cerca de 20 pousadas e hotéis com foco no turismo de experiência, ofertando mais de mil leitos e empregando cerca de 1.300 pessoas.

 

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o turismo de luxo é capaz de impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda. “O segmento apresenta características inerentes, principalmente, no que tange a prestação de serviços mais exclusivos e com foco em experiência, culminando em uma maior geração de emprego e renda, considerando que o setor emprega cerca de três vezes mais colaboradores por unidade hoteleira em comparação à hospedagem padrão, de nível dormitório. Isso significa que, ao impulsionarmos este setor, podemos contar com mais alagoanos em postos de trabalho, assim como, também, incentivo em ações de sustentabilidade, que costumam ser essenciais para enquadramento de um empreendimento no nicho do turismo de luxo”, explicou a secretária.

 

Ainda segundo Bárbara é importante lembrar que o turismo é o segundo setor econômico mais importante para Alagoas, que emprega, entre todos os cadastros econômicos, cerca de 40 mil pessoas em todo o estado. “Nossas políticas públicas para impulsionamento e consolidação destes empreendimentos podem transformar a realidade de muitos municípios”, destacou a secretária.

Durante a reunião, a Brazilian Luxury Travel Association, que atualmente conta com 61 associados em todo o país, reforçou o objetivo de promover e fortalecer o turismo de luxo no Brasil, abrangendo diversos segmentos, como hotéis na praia, hotéis de natureza, hotéis urbanos, destacando o protagonismo da excelência necessária ao segmento, tanto nas instalações, como na prestação de serviço individualizada, destacando também como característica do nicho o envolvimento da comunidade, fomentando assim a economia circular.

No estado de Alagoas, a maioria dos empreendimentos se concentra na região da Rota Ecológica de Milagres – Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras-, que ofertam diárias que variam entre R$ 1 mil a R$ 8 mil, a depender da temporada.

Promoção do destino

Em maio deste ano, a Setur promoveu um jantar de lançamento da célula de luxo do Destino Alagoas para um grupo seleto de 20 agentes de viagens e operadores de turismo em São Paulo. No evento, realizado no Rosewood Hotel, na capital paulista, os agentes foram apresentados ao vídeo promocional do Destino, focado neste segmento do mercado, enaltecendo as belezas naturais, culturais e históricas do estado, além de mostrar opções da infraestrutura da rede hoteleira, gastronomia, lazer e entretenimento disponíveis para consumidores deste setor exclusivo.

A reunião entre a Setur, a BLTA e o Rota Ecológica dos Milagres Convention & Visitors Bureau foi mais uma estratégia do Governo de Alagoas para fortalecer o turismo de luxo no estado, promovendo o desenvolvimento sustentável, a valorização das experiências autênticas e o crescimento econômico local.

Fonte:

Anterior Pagamento do Bolsa Família é antecipado para os cadastrados atingidos pelas chuvas
Próximo Capital alagoana está entre os destinos mais procurados de 2023 na Decolar

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *