Iniciativa reuniu representantes da Coordenação Estadual e profissionais que atuam no acompanhamento
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu a primeira Reunião de Monitoramento da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos. O encontro foi realizado na Gerência de Atenção Primária da pasta, situada no bairro Jaraguá, em Maceió.
O programa foi criado em 2013 com o objetivo de levar profissionais da área médica para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, além de oferecê-los oportunidades de qualificação durante o período de atuação. Após quatro anos de suspensão, o Mais Médicos foi retomado este ano, estimulando os médicos a atuarem nos municípios mais distantes dos grandes centros.
“Cidades que sempre enfrentaram desafios para a manutenção de profissionais em suas regiões, hoje podem contar com médicos provenientes do programa, ampliando a assistência prestada à população, que não precisa se deslocar para outras cidades em busca de atendimento médico”, explicou a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena.
Em Alagoas, o Programa Mais Médicos conta com 235 profissionais, atuando em todos os 102 municípios do Estado. “Alagoas conta com 100% de cobertura do programa, representando um esforço conjunto das esferas federal, estadual e municipal”, destacou a gerente de Atenção Primária da Sesau.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa representa um avanço na assistência básica de saúde prestada aos brasileiros. “A maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na Atenção Básica, que forma a base da rede de assistência. Por isso, é essencial que esta área receba investimentos e atenção especial da gestão pública, a exemplo do que acontece na gestão estadual, responsável pela Média e Alta Complexidade”, destacou o gestor.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário