CNH Social já habilitou 80 motoristas Programa da Prefeitura garante primeira carteira de motorista de graça para pessoas em vulnerabilidade social


Programa habilitou 80 alunos que já estão com sua carteira de motorista. 
A CNH Social já está dando frutos e 80 participantes do programa já concluíram todas as etapas e garantiram a sua  primeira Carteira de Motorista sem pagar nenhum centavo.

O processo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação é longo. Conta com exame médico e psicotécnico, aulas teóricas na autoescola, exame teórico, aulas práticas no veículo e exame de direção, mas a cada mês o programa tem novos habilitados.

Marília Lisboa, moradora do Parque dos Caetés, foi uma das participantes do programa que já conquistou sua primeira CNH.

“Esse programa ultrapassou as minhas expectativas e é maravilhoso. Muitas pessoas que trabalham informalmente precisam da habilitação e agora vão poder trabalhar com a documentação regularizada. Realizei o sonho de conquistar minha carteira de motorista”, contou.

O foco do programa é facilitar a conquista de um lugar no mercado de trabalho em ocupações que exijam a CNH, como motorista, entregador ou motorista por aplicativo, mototaxista ou transportador, entre outras profissões.

Antes do curso de formação de condutores, os alunos participam de um curso de qualificação com o  Sest/Senat, sobre noções de transporte rodoviário, de carga e de passageiros, além de logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais para que possam usar esses conhecimentos na hora de procurar uma vaga de trabalho.

Os custos para obter uma CNH em Alagoas são elevados e podem variar entre R$ 1,5 mil (categoria B) a R$ 1 mil (categoria A). Por isso, a  iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único, que dificilmente teriam condição financeira de conseguir uma Carteira de Motorista.

No programa, todo o processo para obtenção da primeira CNH é gratuito e os alunos ainda recebem o auxílio-transporte para poder fazer as aulas na autoescola.

Na primeira edição do CNH Social foram selecionadas mais de 300 pessoas para participar do programa. Na segunda, 100 pessoas.

Após a formação destas turmas, novas vagas serão abertas do CNH Social para que mais pessoas tenham acesso a este programa inovador e um dos mais procurados pela população de Maceió.

Fonte: Ascom Semas

Anterior Núcleos Comunitários de Defesa Civil realizam curso de primeiros socorros Formação foi ministrada por agentes operacionais do órgão
Próximo Programa Saúde do Homem oferece diversos atendimentos na capital Serviços são oferecidos em todas as unidades de saúde e contam com consultas médicas, odontológicas, psicológicas e nutricionais

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *