Cibele Moura volta a Capela na festa de sua Emancipação Política nos seus 132 anos


Vacinações contra a Pólio e Covid-19 ainda têm baixa procura entre o público infantil de Maceió

Dia Nacional da Vacinação é celebrado nesta segunda (17). Foto: reprodução Internet
Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data que busca lembrar à população a importância histórica das vacinas para a erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves como a Covid-19, Varíola, Gripe, Poliomielite, Rubéola, Sarampo e Tétano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) reforça a importância da procura pela vacinação para que os maceioenses estejam imunizados contra estas e outras enfermidades.

Apesar da data celebrativa, os índices de vacinação não revelam motivos para comemoração, principalmente, entre o público infantil. É que, segundo dados da Gerência de Imunização de Maceió, a procura pela vacinação contra Poliomielite e Covid-19 ainda está baixa entre as crianças da capital.

Até o domingo (16), 2% da população pediátrica (3 a 4 anos), foram totalmente imunizadas contra a Covid-19. O percentual corresponde a 2.844 (9,83%) com a primeira dose e 578 com a segunda dose, sendo que a estimativa é vacinar 28.943 crianças. Já em relação à vacinação contra Pólio, 47,20% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (4 anos, 12 meses e 29 dias) foram imunizadas, sendo que a meta é atingir 95% deste público.

“Hoje é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, um dia tão importante para lembrar e reforçar a importância das vacinas e da imunização do controle das epidemias. Em Maceió, continuamos com a vacinação contra a Covid-19 e também estamos aplicando todas as vacinas de rotina nas unidades de saúde e nos pontos fixos de saúde da capital, que também disponibilizam as vacinas de campanha, realizadas todos os dias para atender o maior número de pessoas, a fim ficarmos livres das doenças e da reintrodução de doenças que já foram erradicadas em nosso país. Os índices ainda estão baixos, por isso é importante que os pais e responsáveis levem suas crianças para atualizar a caderneta de vacinação”, destaca a enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto.

Onde se vacinar?

A aplicação da vacina contra a Poliomielite e a Covid-19 está sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Além disso continuam funcionando os pontos fixos do Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h) e Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h e  domingo das 12h às 18h).

Neste mês de outubro (Mês das Crianças), a Prefeitura de Maceió está intensificando a vacinação infantil para ampliar a cobertura vacinal entre as crianças. A imunização também está acontecendo aos sábados, a partir das 15h, durante o Massayó Kids, e aos domingos, a partir das 9h, na Rua Aberta (orla de Ponta Verde).

Documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público infantil contra a Covid-19, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Para receber o imunizante contra a Poliomielite, as mães, pais ou responsável deverão apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Marlan de Limoeiro abraça campanha de Rodrigo Cunha
Próximo SMTT recebe representantes da Associação dos Cegos de Alagoas para tratar acessibilidade no transporte público

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *