Assembleia Legislativa: governador faz balanço do 1º mandato e apresenta metas para esta gestão


Governador Renan Filho discursa na tribuna da Assembleia Legislativa (Foto: ALE)

O governador Renan Filho participou, nesta terça-feira, 19, da sessão de abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, ele fez um balanço de seu primeiro mandato e apresentou o plano de metas de seu governo para o exercício de 2019. Ele destacou a solidez fiscal e disse que esse segundo mandato inicia diferente de 2015, quando o Estado enfrentava uma dívida pública, que consumia 162% da arrecadação da receita líquida e inviabilizava as ações do Governo.

Renan Filho agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa, destacando que o novo momento pelo qual passa Alagoas se dá graças ao trabalho que o Legislativo fez no inicio da gestão passada ao aprovar o pacote de medidas que permitiu ao Governo realizar o enxugamento da máquina pública, aumentar a receita e avançar na transparência das ações do Executivo. “A nossa lei de transparência é uma das melhores do País. E isso garantiu as bases para que Alagoas avançasse”, observou Filho.

Para este segundo mandato, Renan Filho disse que vai dar continuidade ao que está dando certo, corrigir alguns indicadores e intensificar os investimentos nas áreas prioritárias: na educação seguirá ampliando a escola em tempo integral e implantar o programa Escola 10; na saúde dará andamento as obras de construções de novos hospitais e entregar novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas); e na segurança pública promover novos concursos para as polícias Militar e Civil e dar prosseguimento ao programa “Mais Policiais”.

Reforma Previdenciária
Durante o discurso, Renan Filho também fez menção a assuntos de interesse nacional, entre eles o projeto de Reforma da Previdência. O qual disse ser favorável. No entanto, para que aconteça defende alguns pontos: o aumento da idade mínima, o combate aos privilégios, aproximar as aposentadorias dos servidores públicos aos da iniciativa privada e, por fim, disse não aceitar que a reforma seja feita de forma a prejudicar aos menos favorecidos.

A democracia nasce no Parlamento, afirma Marcelo Victor

O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, agradeceu a presença do governador Renan Filho que veio à Assembleia entregar a sua mensagem ao parlamento fazendo, inclusive, uso da palavra, demonstrando as suas intenções juntos aos representantes do povo alagoano. “Temos algumas funções típicas, que é legislar, fiscalizar, mas, mais do que isso, o parlamento é a Casa onde se protege as ideias diferentes. Aqui é onde a oposição e a situação fala o que pensam de forma democrática. É aqui onde nasce a democracia”, disse.

Marcelo destacou ainda irá zelas pelo prestígio e o decoro da Assembleia, a liberdade e a dignidade de seus membros, sejam eles feitos de ataques internos ou externos. “As instituições pertencem ao povo e seus representantes devem defender suas independências constitucionais”, afirmou.

O presidente ainda comunicou aos líderes partidários que o prazo regimental para indicação dos membros que irão compor as comissões técnicas da Casa passou a contar, desde o último dia 15. “São quinze dias úteis para se fazer as devidas indicações, caso contrário, essa prerrogativa passa para a presidência”, concluiu.

 

 

 

por Roberto Lopes com informações da ALE

Anterior Em defesa dos jovens talentos de Japaratinga
Próximo Moro e mais cinco ministros entregam proposta anticrime a Rodrigo Maia

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *