Assembleia Legislativa de Alagoas realiza sessão em homenagem ao Dia do Aviador


Sessão solene aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa (Foto: ALE/AL)

A Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira, 29, no plenário da Casa, uma sessão solene alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que ocorre anualmente no dia 23 de outubro. A data relembra o primeiro voo realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, patrono da Força Aérea Brasileira, que decolou com um aparelho mais pesado que o ar, em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris.

Proposta pelo deputado Silvio Camelo (PV), a sessão contou com as presenças do deputado Cabo Bebeto (PSL), representantes da Aeronáutica, Exército e Marinha, da Polícia Rodoviária Federal, do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Alagoas (Bope/AL), da Polícia Civil de Alagoas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da sociedade civil e do médico e escritor, Antonio Arnaldo Camelo, que lembrou algumas histórias envolvendo a Aeronáutica brasileira. A sessão Solene foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda do Batalhão de Infantaria Motorizado de Alagoas (59º BI Mtz).

Silvio Camelo explicou que a Força Aérea Brasileira foi fundada oficialmente em 20 de janeiro de 1941. O Ministério da Aeronáutica foi criado espelhando outros modelos de organização das forças áreas, principalmente a força área Real (Reino Unido), a Régia Aeronáutica (Itália) e a força área da França. “A FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial, e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Área Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos aliados, contra a Alemanha Nazista. Portanto, nada mais junto que a de Casa Tavares Bastos fazer essa homenagem a uma instituição como a FAB”, destacou o deputado.

O autor da sessão disse ainda que com a realização da solenidade a Assembleia Legislativa, juntamente com a Aeronáutica, mostrou a importância da Força Aérea Brasileira no controle do espaço aéreo no Estado. “Já fizemos homenagem a Marinha e ao Exército, e agora, estamos homenageando a nossa Aeronáutica, que desempenha um papel fundamental, tanto no transporte como na guarda do nosso espaço aéreo. Eles estão sempre atentos e dispostos a reagir diante de ação contrária à normalidade ou em algum perigo contra o nosso Estado”, disse.

O deputado Cabo Bebeto (PSL) destacou a importância da Assembleia Legislativa em reconhecer os serviços prestados pela Aeronáutica em Alagoas. “Estamos aqui para parabenizar a nossa Força Aérea Brasileira. Estive há alguns dias conhecendo as instalações dos órgãos operacionais da Aeronáutica em Alagoas, como também a sala do comandante, e vi de perto o trabalho estressante e importante que eles desenvolvem na segurança de nosso espaço aéreo em Alagoas. Precisamos divulgar mais este trabalho para a nossa população”, destacou.

O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, Major especialista em Comunicações, Diógenes da Rocha Garcez, ressaltou a importância da sessão solene na valorização dos militares da força aérea alagoana e brasileira. “Prestamos nossos serviços à sociedade no anonimato do dia a dia, com a certeza do dever cumprido na garantia da segurança do espaço aéreo do Estado. Em Alagoas, a Aeronáutica se faz presente com atividades de prestação de serviços de controle de toda a aeronave que decola, pousa e passa pelo espaço aéreo. Toda a aeronave é acompanhada por um militar, assegurando a garantia de que o voo chegará nas melhores condições em seu origem”, afirmou.

Ao final da sessão solene foram executados o Hino do Aviador e o Hino de Alagoas pela banda do Batalhão de Infantaria Motorizado de Alagoas e apresentado um vídeo feito pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, mostrando a Campanha Institucional 2019: “Somos a Força Aérea Brasileira”. A ideia é reforçar a participação do efetivo nas ações de controlar, defender e integrar o território brasileiro. Durante todo o ano, a campanha vem sendo divulgada em peças publicitárias e materiais institucionais, como calendários, agendas e cadernos da FAB.

 

Anterior STPLAL comemora o Dia do Servidor Público no próximo dia 29/10
Próximo Governo transfere para Brasília estrutura que monitora óleo em praias do Nordeste

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *