Agosto Dourado movimenta unidades com ações voltadas ao aleitamento materno Atividades são voltadas tanto às usuárias gestantes quanto a mães recentes


Atividades do Agosto Dourado no Pontal da Barra. Foto: USF USF Tarcísio Palmeira
Destacar a importância da amamentação para a saúde da mulher e dos bebês tem sido a principal temática abordada na campanha Agosto Dourado, ação de promoção e conscientização sobre o aleitamento materno. E até o final deste mês, os profissionais das unidades de saúde do Município seguem com a mobilização das usuárias, compartilhando orientações e experiências que estimulem esta prática.

Nesta quinta-feira (25), as ações de estímulo ao aleitamento materno foram levadas às usuárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes. Dentro da programação, a médica Gabriela Coutinho destacou a importância da amamentação e, após a abordagem, foi aberto um espaço de perguntas e respostas sobre o tema com a participação de estudantes e residentes da área de medicina.

A ação

A atividade foi encerrada com a distribuição de brindes e lanches e contou com a presença de representantes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e também do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

“Apesar das unidades de saúde trabalharem esse tema durante todo o ano, consideramos muito importante a intensificação dessa abordagem da campanha, para ressaltar o quanto esse alimento natural é completo e relevante para a qualidade de vida das crianças desde o primeiro minuto de vida”, afirmou a coordenadora do Programa na SMS, Marglene Oliveira.

Na USF Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, as atividades, que tiveram início há duas semanas, foram complementadas, nesta quarta-feira (24), com uma ação conduzida pelo psicólogo residente Samuel, que possibilitou um momento de conversa para mães e gestantes compartilharem seus processos gestacionais, o que teria mudado com a gravidez e como foram sendo organizadas as estruturas sociais previamente estabelecidas ao seu redor.

“O momento de partilha é uma das estratégias mais utilizadas no pré-natal psicológico e é realizada para que, a partir da singularidade de cada mulher, sejam visíveis diferentes formas de ser mãe, desmistificando esse momento, que em si é estressante, podendo servir como espaço terapêutico e de construção de vínculos e posteriores redes de apoio”, explicou o residente.

 

Anterior Campanha Agosto Dourado reforça importância da doação de leite materno para salvar vidas
Próximo Mutirão da Sima restabelece 70 luminárias no Residencial Maceió I

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *