Iniciativa acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, quando será apresentada a Cartilha Propositiva com as contribuições da população
A Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) abriu, na última quarta-feira (4), as inscrições para a Audiência Pública do Plano Diretor, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, das 8h30 às 13h, no campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A iniciativa é uma etapa essencial no processo de revisão do documento que vai orientar o desenvolvimento urbano da cidade nos próximos anos. Os interessados em participar da audiência pública podem se inscrever no site oficial do Plano Diretor (planodiretor.maceio.al.gov.br).
Na audiência, será apresentada de forma acessível e didática a Cartilha Propositiva do Plano Diretor, material elaborado para facilitar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. Na ocasião, os participantes vão conhecer as diretrizes que vão guiar o desenvolvimento urbano de Maceió
O Plano Diretor é uma ferramenta essencial para promover um crescimento urbano sustentável e equilibrado, garantindo qualidade de vida e desenvolvimento para os maceioenses. Desde o início da revisão, o processo contou com ampla participação da sociedade civil e de técnicos.
Na primeira etapa, foram realizadas três oficinas ao longo de três finais de semana com a participação de mais de 1.100 pessoas. Durante os trabalhos foram abordados temas emergentes como mudanças climáticas, direito à cidade e reestruturação da paisagem urbana. Os encontros resultaram em 1.160 contribuições, elencadas entre problemas e potencialidades acerca do território de Maceió.
A segunda etapa foi marcada por quatro dias de oficina, para a proposição de ações e diretrizes, ao incluir propostas sobre mobilidade, transporte, saneamento ambiental, turismo, meio ambiente, requalificação urbana e uso do solo, resultando em 572 contribuições registradas.
Ao todo foram produzidos quatro cadernos no Processo de Revisão Participativa como o Caderno de Leitura Técnica; Caderno de Leitura Comunitária; Caderno de Proposições Comunitárias; e Caderno de Proposições Técnicas. Os documentos reuniram análises técnicas e perspectivas da comunidade, o que assegurou uma abordagem integrada no planejamento urbano.
A participação da sociedade é fundamental para que o documento final contenha as expectativas e as demandas da população para fortalecer o compromisso com um futuro urbano mais inclusivo e sustentável.
Fonte: Ascom Iplan
Sem Comentário