Urologista do Hospital da Cidade ressalta importância da prevenção do câncer de próstata


Profissional conversou com colaboradores numa tarde de ações sobre o tema

No início desta semana, colaboradores do Hospital da Cidade (HC) participaram de um encontro para conversar sobre o movimento Novembro Azul, que chama atenção para a importância do autocuidado e da prevenção na saúde masculina.

O médico urologista do HC e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rogério Bernardo, falou sobre como é importante desmistificar esses tabus, promovendo um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde.

Durante sua fala, o urologista ressaltou que no Brasil 2/3 dos homens com mais de 40 anos não realiza o toque retal e cerca da metade nunca realizou o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.

“É importante esclarecer que a prevenção do câncer de próstata e o seu diagnóstico precoce é algo fundamental para um tratamento mais eficiente e com probabilidades de cura. Por isso, reforçamos aqui no HC com palestras para os colaboradores e também ressaltando com uma boa participação feminina que também colabora esclarecendo seus colegas de trabalho e seus familiares”, explica o urologista.

O câncer de próstata é um assunto tabu entre homens. Uma pesquisa nacional da Sociedade Brasileira de Urologia com 1,5 mil homens mostra que 60% deles têm receio de contrair um câncer, incluindo o de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata deve acometer de 10% a 16% da população masculina nos próximos anos.

Como parte das ações do Novembro Azul, os colaboradores do primeiro hospital municipal de Maceió irão agendar seus exames preventivos disponibilizados pela unidade hospitalar. As ações da campanha são contínuas e realizadas de forma integrada, contando com o apoio de profissionais de saúde do HC.

Fonte: Ascom HC

Anterior Ação leva informações sobre cartão VAMU para a comunidade em Ipioca Com iniciativa, moradores têm acesso a informações e triagem sem precisar ir até a sede do DMTT
Próximo SSP participa de evento nacional de gestão e execução do Fundo Nacional de Segurança Pública

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *