Iniciativa capitaneada pelo Alagoas Sem Fome une o combate à fome e a geração de renda
O projeto Padaria Artesanal, que já capacitou 150 pessoas na capital, iniciou as atividades no interior do estado para qualificar mais alagoanos. Os primeiros municípios beneficiados com a ação foram Batalha e Major Izidoro, atingindo a região do Sertão.
A iniciativa consolidada atua na promoção da qualidade alimentar das famílias em vulnerabilidade e possibilita a geração de emprego e renda por meio de técnicas simples de cozinha.
Os alunos aprendem a produção de 10 tipos de pães feitos com itens tradicionais da cozinha brasileira, sem precisar de grande maquinário, em um curso de oito horas, divididos em dois períodos, sendo respectivamente partes teóricas e práticas. Ao final, todos recebem um kit impulsionador para a produção da primeira receita em suas residências.
O aprendizado é repassado por multiplicadoras, que foram a Brasília para realizar o curso e agora estão transmitindo o conhecimento para as turmas alagoanas. Em Batalha, a representante do programa foi Aline Tenório, que após a sua capacitação também começou a empreender e vender os pães aprendidos. “Fui a Brasília com o programa Alagoas Sem Fome para fazer a capacitação da Padaria Artesanal e trouxe comigo tudo o que eu aprendi lá. Nessa primeira aula já pude ensinar 15 mulheres. Eu já sou empreendedora e espero que elas também possam ser para conseguirem uma renda extra para a casa delas”, reforçou a multiplicadora.
O programa implantado em setembro deste ano tem o objetivo de qualificar 600 pessoas. No interior do estado estão sendo formuladas turmas nos municípios polo, que atenderão a demanda da sua região mais próxima. São eles: Batalha, Major Izidoro, Olho D’água das Flores, Jundiá e Jequiá da Praia.
As turmas são abertas a todos os alagoanos. Para fazer a inscrição e participar de uma das formações basta mandar uma mensagem para o WhatsApp (82) 98704-2402 solicitando as informações, e a equipe do Alagoas Sem Fome seguirá com a sua inscrição.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário