Os vereadores de Maceió aprovaram, em plenário, na manhã desta terça-feira (5), um requerimento com pedido de adiamento das eleições para conselheiros tutelares da capital prevista para ocorrer no próximo dia 1° de outubro. A proposta para a inclusão na Ordem do Dia foi feita pelo líder do governo vereador Chico Filho (MDB), com a justificativa de que não há condições do pleito ser realizado sem a utilização de urnas eletrônicas.
Antes da votação Chico explicou que a casa não tem autonomia para adiar o pleito. Mas sim de fazer uma solicitação para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) apresentando os riscos para todo o processo de uma eleição com o uso de urnas de papelão e voto impresso. Deste modo sugeriu no requerimento que o pleito ocorra no dia 19 de novembro.
“Tive a oportunidade de conversar com todos os vereadores. E, de forma conjunta, entendemos que não há possibilidade de que se realize uma eleição sem a utilização das urnas eletrônicas. O conselho que organiza o pleito cometeu um equívoco e por esta razão o TRE não fez a liberação dos equipamentos eletrônicos”, disse Chico.
Entretanto, conforme lembrou toda a articulação e o processo de organização do pleito levou em conta o uso dos equipamentos. Tanto que chegou a ser previsto a presença de 3 a 5 mil pessoas nos locais de votação. “E isso só seria possível com a utilização das urnas eletrônicas”, completou Chico.
O entendimento de que a eleição dos conselheiros será prejudicada se for realizada com voto de papel e urna de papelão já existia desde a semana passada.
Por isso, antes de encaminhar a votação na manhã de hoje, o presidente da CMM vereador Galba Netto (MDB) informou que haviam sido encaminhados ofícios ao CMDCA e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando informações sobre a possibilidade de adiamento do pleito.
“E esse prazo para a resposta ainda não finalizou. E isso ocorrerá somente amanhã às 8h da manhã, após 48h da solicitação. Como é um requerimento que será discutido aqui, entendo que é um movimento saudável.
#dicom/cmm
Sem Comentário