Trinta rotas de turismo vão receber recursos federais para se modernizar com capacitação criando potencial para receber um número ainda maior de turistas. Ao todo, o Ministério do Turismo vai investir R$ 200 milhões no programa de parcerias Investe Turismo, que contempla todas regiões brasileiras.
O programa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro do turismo (Embratur), engloba um pacote de investimentos com incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing. O objetivo principal é aumentar a qualidade e competitividade com foco na geração de empregos.
“O Brasil sempre teve muito potencial para o turismo. O que temos que fazer é sair da potencialidade e avançar para a realidade. Entrar em condições de competitividade e oferta. Mas estamos bem estruturados e temos muitos destinos já preparados”, disse o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab.
Para isso, o Programa estimulará parcerias com micro e pequenas empresas, acesso a crédito em órgãos públicos e empreendimentos privados e estimulará potenciais investidores para melhoria de estrutura, serviços e novos estabelecimentos.
O turismo é estratégico para o desenvolvimento econômico do país. Enquanto o PIB nacional cresceu 1,1% em 2018, o turismo registrou aumento de 3,1% no ano. O setor impulsiona também a geração de empregos. De acordo com o ministério, a cada 30 novos turistas um emprego é criado. Na última década, o setor foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo.
Inicialmente, o Ministério do Turismo está realizando seminários em cada uma das cidades para divulgar e explicar o Investe Turismo. Já foram feitos seminários em Bonito, Recife, João Pessoa, Palmas, Foz do Iguaçu, Brasília e Maceió. Os próximos destinos das conversas são Florianópolis, Goiânia, Rio de Janeiro e Belém. O Programa irá implantar ainda o Mapa do Turismo Inteligente, uma plataforma online para identificar iniciativas inovadoras de empresas e governos em todo o País.
Confira as 30 Rotas Turísticas Estratégicas
1- Brasília e Chapada dos Veadeiros
2- Goiânia, Pirenópolis e Goiás
3- Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães
4- Rota Pantanal Sul e Bonito
5- Manaus e Polo Amazônico
6- Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão
7- Palmas e Jalapão
8- Boa Vista e Monte Roraima
9- Macapá
10- Rio Branco
11- Porto Velho e Guajará-Mirim
12- Maceió e Costa dos Corais
13- Aracaju e Cânions do São Francisco
14- Recife, Olinda e Porto de Galinhas
15- Fernando de Noronha
16- Salvador e Morro de São Paulo
17- Costa do Descobrimento
18- Rota das Emoções
19- Teresina e Serra da Capivara
20- João Pessoa e Litoral
21- Natal e Litoral
22- Vitória e Montanhas Capixabas
23- Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas
24- Rio de Janeiro Imperial
25- Costa do Sol – Região dos Lagos
26- São Paulo e Litoral Norte
27- Corredor do Iguaçu
28- Porto Alegre e Serra Gaúcha
29- Porto Alegre e Missões
30- Serra-Mar Catarinense
Sem Comentário