Testagem rápida é ampliada para maternidades particulares de Maceió Oferta garante testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C para gestantes


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), está expandindo a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C nas maternidades particulares de Maceió. A iniciativa visa garantir que toda a população, independentemente da classe social ou econômica, tenha acesso ao diagnóstico precoce dessas doenças.

De acordo com a psicóloga da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs, Sandra Gomes, o serviço já é oferecido nas maternidades municipais, conveniadas ao SUS e agora está sendo ampliado para a rede privada.

“Queremos garantir que todas as gestantes tenham acesso aos testes rápidos até o momento do parto, como preconiza o Ministério da Saúde, pois isso possibilita a identificação precoce das infecções e a adoção de medidas para evitar a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê”, explicou.

As capacitações para profissionais de saúde já estão em andamento. Três turmas foram concluídas no Hospital Arthur Ramos (Rede D’or), e a implantação da testagem na maternidade será iniciada em breve. Em seguida, a formação seguirá para a Unimed, no início de março. O treinamento é ministrado pela psicóloga Sandra Gomes e as enfermeiras Géssyca Melo, Dayana Tenório e Maria do Carmo.

“O Ministério da Saúde fornece os testes e a equipe da Coordenação de ISTs da SMS faz o treinamento dos profissionais em aconselhamento e na execução dos exames”, destacou Sandra Gomes.

A ampliação do serviço reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e a prevenção de ISTs, garantindo que mais pessoas tenham acesso a um diagnóstico ágil e seguro.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Ações de saúde nas prévias carnavalescas continuam neste fim de semana
Próximo Secretaria de Esporte oferece 44.570 vagas em projetos esportivos na capital

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *