Encontro figurou entre os mais relevantes do país pela diversidade e qualidade dos profissionais reunidos
O seminário “Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida”, promovido na sexta-feira (5), no auditório da Uncisal, em Maceió, colocou Alagoas no mapa nacional dos principais eventos voltados à saúde mental e à prevenção do suicídio. A avaliação é do coronel Diógenes Martins Munhoz, referência brasileira em suicidologia e palestrante da conferência magna.
Ele afirmou que o encontro “está entre os mais relevantes do país neste ano pela diversidade e qualidade dos profissionais reunidos”.
Promovido pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), por meio do Programa Salva Mais, o evento reuniu representantes da saúde, segurança pública e justiça, em mesas de discussão e atividades que reforçaram a importância do cuidado integrado e do atendimento humanizado em situações de emergência.
“O tema está altamente aquecido, e ver tantas instituições juntas mostra que a sociedade quer agir para mudar os índices preocupantes de suicídio e melhorar a saúde mental coletiva”, afirmou o coronel Munhoz.
Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), o coronel Diógenes Martins Munhoz é responsável por criar a técnica e o curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, que revolucionaram o atendimento prestado por profissionais de segurança pública no Brasil.
Para ele, a mensagem central é de autocuidado e acolhimento. “Quando nos cuidamos, conseguimos acolher melhor o próximo. Esse é o primeiro passo para construir uma rede sólida de proteção”.
Na abertura do seminário, o coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA, destacou a importância do seminário para fortalecer o diálogo interinstitucional.
“O tema da saúde mental precisa estar no centro da agenda pública. Nossa missão, como órgão que integra saúde e segurança, é ajudar a salvar vidas também pelo debate e pela prevenção”, afirmou.
Impacto social
A coordenadora do Programa Salva Mais, tenente-coronel Elaine Monteiro, chamou atenção para o impacto social do evento.
“Profissionais de segurança e saúde enfrentam diariamente situações de forte pressão. Este seminário é uma oportunidade de refletirmos juntos sobre como cuidar de quem cuida e fortalecer nossa rede de apoio com mais humanidade e responsabilidade. O sucesso da realização mostra que estamos no caminho certo, promovendo um espaço de diálogo que gera aprendizados e inspira novas práticas”, afirmou.
O evento foi todo pensado e organizado pela equipe do Departamento Estadual de Aviação (DEA), sob orientação da tenente-coronel Elaine Monteiro e coordenação da capitã Beth Graziele.
Na mesa-redonda de abertura, intitulada “Rede de Atenção Psicossocial nas Emergências: Caminhos e Desafios”, os participantes lembraram a contribuição da alagoana Nise da Silveira, pioneira na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil.
O coronel Hiraque Agnnes apresentou números e casos de atendimentos feitos pela Polícia Militar em situações de crise. A representante do Samu destacou o crescimento do número de ocorrências ligadas à saúde mental, enquanto a promotora Micheline Tenório apontou os esforços do Ministério Público no fortalecimento da rede de atendimento em Alagoas.
Cuidar sob tensão: saúde e segurança pública nas emergências em tentativas de suicídio. Esse foi o tema da mesa redonda 2. Sob mediação da psicóloga Wilza Rosa, a major BM Débora Cristina, o major PM Diego Sarmento (Bope) e o médico Raphael da Rocha (Samu) discutram os protocolos de atendimento para tentativas de suicídio dentro das atribuições de cada órgão. O objetivo foi de reforçar o alinhamento e a integração das forças de segurança e saúde num cenário de ocorrência a tentativa de suicídio.
O seminário contou ainda com o Painel de Experiências – Inovar para cuidar: projeto e estratégia de saúde mental no setor público e na sociedade civil, conduzido pela psicóloga Soraya Suruagy (Sesau/HGE) e por Amanda França (Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio).
Em seguida, foi realizada a Mesa Redonda 3 – Diálogo pela vida: articulação entre Justiça, Saúde e Segurança no Cuidado e na Garantia de Direitos, que reuniu representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da saúde do trabalhador, sob mediação da major PM Amanda Leite Salomão (DEA).
Entre as autoridades presentes, estiveram o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, representantes da Sesau, do Samu, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Ministério Público, reforçando a integração das forças em torno da prevenção e do cuidado.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário