Processo seletivo para vagas remanescentes do Fies começa na quarta-feira (4)


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do programa (Foto: Arquivo Agência Brasil)

Começa na próxima quarta-feira (04/09) o processo seletivo para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2019. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do programa.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares do Fundo. A disponibilidade dessas vagas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

Prazos 

Como acontece desde 2015, as vagas são disponibilizadas a partir da priorização dos cursos. Até sexta-feira (06/09), serão ofertadas somente as vagas remanescentes para as áreas de saúde, engenharia e ciência da computação, licenciatura, pedagogia normal e superior.

A partir do dia 07/09, serão abertas vagas para todas as áreas.  Os prazos para participar do processo seletivo dependem da situação do estudante. Candidatos não matriculados em Instituição de Educação Superior têm até 11/09 para se inscrever; matriculados, até 29/11.

O edital com os prazos foi publicado na edição dessa segunda-feira (02/09), do Diário Oficial da União (DOU) e no portal do Fies.

Para se inscrever, o candidato precisa atender às seguintes condições:

  • ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, obtendo média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A ocupação das vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições, que garantem ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga remanescente para a qual se inscreveu. Após a conclusão da inscrição, o candidato tem dois dias úteis para validar as informações na instituição de ensino.

Os candidatos que não tenham quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo não podem se inscrever, assim como quem atualmente possui financiamento do Fies.

Fonte: Ministério da Educação

Anterior Jundiá cresce na Educação
Próximo Deputada Cibele Moura faz indicação para que Estado implante programa "Cavalo de Lata"

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *