Em uma nova rodada de avaliação interna sobre o andamento da vacinação nos municípios, o governador Renan Filho garantiu aos prefeitos que até amanhã anuncia como o Estado vai conseguir colaborar para fortalecer as cidades e acelerar a imunização. O presidente da AMA vai apresentar um diagnóstico das necessidades porque em muitos municípios já está havendo um estrangulamento financeiro da saúde.
Mais 88.200 doses das vacinas para imunizar a população contra a Covid-19 chegaram a Alagoas no sábado (20), enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Esta é a nona remessa de imunizantes encaminhadas ao Estado em quase três meses de vacinação no país. São 52.200 doses da vacina CoronaVac e mais 36.000 dos imunizantes da AstraZeneca que estarão disponibilizadas para os municípios.
Para fazer a solicitação das novas doses da CoronaVac e dos insumos para a vacinação, os municípios precisam fazer solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar previamente com a central de distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e com a central de Arapiraca pelo número: (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.
Durante a reunião online , o presidente Hugo Wanderley também mostrou a necessidade da decretação, pelo Governo Federal, de um novo estado de emergência sanitária no país e disse que vem trabalhando com a CNM para que o Ministério da Saúde aporte novos recursos para essa fase difícil da pandemia. “É importante que até domingo os municípios cheguem a 90% de vacinação das doses recebidas. Estamos em guerra e a vacina é a arma”.
O trabalho da maioria dos gestores foi reconhecido pelo secretário Alexandre Ayres que avalia como fundamental a estratégia de vacinar rapidamente a população. O resultado já começa a ser impactado na rede hospitalar com redução no número de internamentos e mortes da faixa prioritária já imunizada.
O presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, que também participou do debate, mostrou a necessidade dos secretários estarem em contato direto com os prefeitos para que nada possa impedir o avanço da estratégia de vacinação nos municípios.
Fonte: Ascon/AMA
Sem Comentário