Central de Inclusão e Acessibilidade oferece videochamadas, ampliando o acesso e humanizando o atendimento
A Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL), vinculada à Secretaria de Saúde de Maceió, reforça o compromisso da gestão com o direito à comunicação plena de pessoas com deficiência auditiva e surdas em toda a rede pública municipal. Desde a criação, o setor tem ampliado o acesso aos serviços de saúde ao oferecer intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em consultas, exames e procedimentos realizados nas unidades básicas, no programa Saúde da Gente e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Além dos atendimentos presenciais, o CIAL inova ao disponibilizar também a modalidade de videochamada, por meio do número (82) 98174-0775, garantindo que pacientes que enfrentam dificuldades de deslocamento ou que residem em locais mais distantes possam se comunicar em Libras.
A intérprete de Libras, Gilmara Farias, afirmou que com esta ação, a Prefeitura de Maceió reforça a acessibilidade, possibilitando atendimentos de saúde adequados para todos os públicos.
“A central visa trazer melhoria, qualidade de vida, acessibilidade comunicacional e respeito à saúde das pessoas surdas e/ou deficientes auditivas de nossa capital. O atendimento inicia desde a triagem até a consulta médica e exames, além de orientações de enfermagem”, explicou Gilmara.
O acompanhamento especializado não se restringe apenas à mediação do diálogo, mas inclui orientação sobre direitos, agendamento de procedimentos e apoio psicossocial, contribuindo para um atendimento mais humanizado e eficiente. Com isso, a Central reafirma seu papel essencial na construção de uma saúde pública mais inclusiva, capaz de reconhecer e respeitar a diversidade no campo da comunicação.
Fonte: Secom Maceió
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