Prefeitura de Maceió é destaque nacional em concurso de inovação com o programa CNH Social


Premiação reconhece e valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas

Cerca de 80 maceioenses já estão com a Carteira Nacional de Habilitação em mãos, graças aos Programa CNH Social. 
A Prefeitura de Maceió com o programa CNH Social é destaque nacional no 26° Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública e disputará o prêmio na categoria inovação em serviços ou políticas públicas.

O concurso reconhece e valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação destas práticas em nível nacional.

26° Concurso Inovação no Setor Público é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. Foto: divulgação

A diretora de Proteção Social Básica da Semas, Aline Pedrosa, ressalta que é um grande prestígio estar entre os selecionados. Ela aponta que Maceió é pioneira ao executar o programa com um formato totalmente inclusivo, já que são ofertadas passagens de ônibus e gratuidade em todas as etapas do processo.

“É gratificante demais ver um projeto sair do papel e mudar pra melhor a vida das pessoas. A carteira de motorista, além de ser um documento importante, possibilita a entrada no mercado de trabalho e geração de renda para os usuários do Cadastro Único. Alguns outros municípios, tanto de Alagoas, quanto do Brasil todo, nos procuraram para saber sobre o programa, isso nos mostra que estamos no caminho certo e que a CNH Social precisa ser implantada em todo o estado”, destacou.

Cerca de 80 maceioenses já estão com a Carteira Nacional de Habilitação em mãos, graças ao programa CNH Social. Outros 320 estão no processo de aquisição do documento.

Em Alagoas, os custos para obter uma CNH podem variar de R$ 1,5 mil (categoria B) a R$ 1 mil (categoria A). Por isso, a iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único, que dificilmente teriam condição financeira de conseguir uma Carteira de Motorista.

No programa, todo o processo para obtenção da primeira CNH é gratuito e os alunos ainda recebem o auxílio-transporte para poder fazer as aulas na autoescola.

Antes do curso de formação de condutores, os alunos também participam de um curso de qualificação com o Sest/Senat, sobre noções de transporte rodoviário, de carga e de passageiros, além de logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais para que possam usar esses conhecimentos na hora de procurar uma vaga de trabalho.

Na primeira edição do CNH Social foram selecionadas mais de 300 pessoas para participar do programa. Na segunda, 100 pessoas.

Fonte: Ascom Semas

 

Anterior Unidades de Saúde mobilizam usuários sobre o Setembro Amarelo Usuários e servidores de duas unidades da parte alta da cidade participaram de palestras e dinâmicas sobre cuidados com a saúde mental
Próximo FMAC divulga novos habilitados no edital ‘Toca Tudo MCZ’ Grupos e artistas locais distribuídos em 17 gêneros musicais

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *