Hospital Metropolitano de Alagoas assegura atendimento ambulatorial a pacientes com câncer de cabeça e pescoço


Diagnóstico preciso e o início do tratamento em tempo oportuno é uma das prioridades da unidade hospitalar para aumentar as chances de cura

Em meio aos desafios enfrentados no combate ao câncer no Estado, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, vem despontando como uma referência no atendimento oncológico ambulatorial, após a criação do Plano Emergencial em Oncologia (PEO), iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com isso, é otimizado o acesso e agilizado o atendimento aos pacientes acometidos por neoplasias malignas, a exemplo daqueles diagnosticados com tumores de cabeça e pescoço, cuja prevenção é evidenciada neste mês, durante a Campanha Julho Verde.

Além da realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, o HMA assegura o encaminhamento dos pacientes para acompanhamento nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons), mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “No Hospital Metropolitano de Alagoas, os pacientes oncológicos encontram não apenas tratamento, mas acolhimento e suporte em todas as etapas de seu enfrentamento contra a doença”, salientou a enfermeira do Serviço de Oncologia, Lilian Silva Santos.

Ela ressaltou que o HMA não se limita a oferecer consultas ambulatoriais. “Ele redefine o conceito de atendimento ao paciente, proporcionando um ambiente acolhedor e equipamentos de última geração, que permitem diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. A estrutura do hospital foi projetada para garantir conforto e segurança aos pacientes durante todo o processo de tratamento. E a equipe multidisciplinar é especializada para oferecer o que há de melhor”, frisou a enfermeira do Serviço de Oncologia do HMA.

Segundo Lilian Silva Santos, o hospital oferece consultas personalizadas, exames precisos e procedimentos cirúrgicos com excelência técnica. “Os pacientes que necessitam de cuidados mais especializados são encaminhados para os Cacons. Essa rede integrada garante que cada paciente receba o melhor tratamento disponível, de acordo com suas necessidades específicas e o estágio da doença, aumentando suas chances de recuperação e qualidade de vida, além de um acompanhamento contínuo e especializado”, detalhou.

Constatação

O paciente Manoel Barroso da Silva, de 62 anos, entrou na unidade hospitalar encaminhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eustáquio Gomes. Ele tem uma maceração na região do pescoço. “Fui encaminhado para realizar alguns exames, entre eles a biópsia e, agora é aguardar o resultado. Estou confiante! E dependendo do resultado, espero receber assistência aqui neste Hospital Metropolitano de Alagoas”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já realizadas na história de Alagoas para pacientes com câncer. Isso porque, de acordo com o gestor, o serviço oferece triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado.

“O Plano Emergencial de Oncologia foi concebido para atender as demandas da população que precisa de atendimento especializado de forma rápida. A gestão estadual de saúde tem colocado todo o seu aparato técnico e pessoal para que os pacientes oncológicos de Alagoas sejam acolhidos e tratados em sua plenitude, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas”, enfatizou o gestor da Sesau.

Atendimento Especializado

Para o oncologista clínico Davi Teixeira, o compromisso do HMA com a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes oncológicos se reflete em cada atendimento e em cada procedimento realizado.

“A incidência do câncer de cabeça e pescoço tem aumentado e o ideal é que, em qualquer suspeita na cavidade oral e pescoço, o paciente procure atendimento médico com urgência para se ter um diagnóstico rápido e atendimento direcionado, eficaz e com chances de cura. Um fator de risco que é bem comum nestes pacientes, e que é evitável, é o tabagismo, seguido do etilismo”, informou.

O especialista explicou que a triagem oncológica do HMA funciona via regulações estadual e municipal. “Damos o seguimento de todas as demandas que o paciente precisar, seja biópsia, exames ou cirurgias. A partir daí eles são direcionados aos Cacons, de acordo com a localização da residência. É uma jornada de esperança, superação e cuidado que transforma vidas e inspira confiança na luta contra o câncer”, pontuou o oncologista clínico Davi Teixeira.

Conscientização

A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce também é uma constante no trabalho desenvolvido pelo HMA. Campanhas educativas são realizadas regularmente no Ambulatório  de Oncologia para alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer, incentivando a busca por ajuda médica o mais rápido possível.

“O Hospital Metropolitano de Alagoas não só se destaca pela sua participação ativa no Plano Emergencial em Oncologia, mas também pela dedicação em proporcionar um atendimento humanizado, eficiente e abrangente aos pacientes oncológicos. Por meio de sua infraestrutura moderna, equipe médica especializada e colaboração estratégica com os Cacons regionais, o HMA é um pilar essencial no combate ao câncer, garantindo esperança e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias”, ressaltou Filipe Fernandes, gestor do hospital.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca e União dos Palmares vão sediar 2º Festival Estadual da Inclusão
Próximo VII Desafio Bope reúne multidão de atletas na orla de Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *